2011/03/02

Os ventos sopram com a furia dos "deuses".


Sudão, Egipto, Líbia, Argélia, Tunísia, Marrocos, Sara Ocidental, Mauritânia, Eritreia, Etiópia, Turquia, Síria, Iraque, Jordânia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã, Iémen.

O médio oriente e norte de África acordaram perante os governos que ditadores que já á décadas os governam com formas desumanas.
Foram apenas 22 segundos de Khadafi na televisão líbia. Debruçado da janela de uma carrinha e empunhando um chapéu-de-chuva, o coronel que governa autoritariamente a Líbia há 42 anos quis deixar claro que não fugiu do país, onde enfrenta uma revolta popular. “Quero que vejam que estou em Trípoli e não na Venezuela. Não acreditem no que vos dizem os canais de televisão dos cães vadios”, afirmou.
É a maioria chiita que domina a arábia saudita, assim como no irão. A própria arábia saudita tem um governo de autocracia, onde os governos não passam de pais para filhos mas de pessoas que estão no governo para os seus amigos ou familiares. Toda a região petrolífera do médio oriente não tem governos democráticos. Eles governam com ditaduras, assim como o norte de África, o Sudão, Argélia, Líbia, Egipto, governam o seu povo com repressão e a comunidade internacional sempre a lamber-lhe as botas. Os EUA só foram depor o regime de Sadam Usain porque ele tinha retirado o apoio a que a América por lá continuasse chupando o petróleo. Como os outros ainda admitem, que lá continuem, são amigos. O Sócrates recebeu aquele “terrorista” Khadafi, em Lisboa aquando da Cimeira, fiquei revoltado com essa atitude. Dizem que têm boas relações com esses governos porque temos lá interesses empresariais na exploração do petróleo.
As forças de segurança da Líbia atacaram os manifestantes que pedia o fim do regime de Muammar Khadafi na capital Trípoli. A estação de televisão Al Jazira adiantou que os protestos estavam a serem reprimidos com ataques de aviões militares.
O secretário-geral das Nações Unidas chegou a falar ao telefone com o líder líbio, Muammar Khadafi, o qual instou “veementemente a parar com a violência contra os manifestantes” que já há uns dias contestam o seu regime autoritário de mais de quatro décadas.
“Tenho visto imagens muito perturbadoras, chocantes, em que as autoridades líbias disparam contra manifestantes a partir de aviões e helicópteros, mas ninguém sabe na realidade o que se passa lá dentro visto que a comunicação social não tem acesso. Isto é inaceitável. Isto tem que parar imediatamente”, exigiu Ban Ki-Moon, em declarações feitas em conferência de imprensa em Los Angeles.

Alinhando no mesmo tom, a alta-comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, apelou à condução de uma investigação internacional aos ataques "sistemáticos e generalizados (das autoridades líbias) contra a população civil", avaliando que os mesmos configuram "crimes contra a humanidade". Pillay ilustrou esta argumentação com os relatos de que os manifestantes anti-regime estão a ser atacados pelas forças de segurança com metralhadoras, atiradores furtivos e aviões militares.

A condenação das acções violentas das forças de segurança líbias na repressão dos protestos em várias cidades do país que poderão ter causado já próximo de 1000 mortos só nos primeiros dez dias.
Pena que estes povos nunca terão democracia. Esperem que verão! O ditador do Egipto já largou o poder mas a ditadura vai continuar na mão do exército. Mesmo que haja eleições, quem vai ganhar serão os ditadores, porque, tanto o Egipto como a Tunísia, Argélia, Marrocos, Líbia, todo o norte de África até ao Irão, as nações da Liga Árabe, são fundamentalistas! Vivem o Islão com frenesim! Tal como dizia um Taxista: “Deixei de ouvir, na rádio, o dia inteiro o Corão para passar a ouvir o povo na praça de Tarir a festejar”. É pena que esse povo, onde nasceu a civilização, viva de fundamentalismo e nuca conhecerão o que é ser-se dono de si próprio! Lamento!



12 comentários:

  1. Show de horror né amigo?! Isso porque estsamos no séc XXI! Adorei saber todos os detalhes.São importantes,mais um marco na história da "humanidade" .Montão de bjs e abraços

    ResponderEliminar
  2. É verdade, José!
    Receio que tenhas razão!
    Alguns desses povos já tem por tradição valorizar "lideranças fortes", ou seja, governos totalitários! Por isto consideram as democracias como regimes fracos e desordenados!
    Tenho a impressão que esse "efeito dominó" vai apenas trocar as ditaduras por outras, algumas de natureza político-religiosa!
    Saudações!

    ResponderEliminar
  3. O fanatismo será a causa forte imposta contra "penso eu ás democracias dos povos Árabes". Que cada povo tenha a sua religião tudo bem. Mas não se deveriam deixar donimar pelo fanatismo, porque este também contribui para a miséria em que muitos deles vivem. No entanto se vivem felizes, não vale a pena mudarem, e se o fizerem que seja para o bem de todos e não para benefícios de outros ditadores corruptos. Cuja repressão eles possam continuar como até aqui.

    Um abraço tão grande como a baía de Luanda.
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  4. boa tarde, tudo bem?
    Vim retribuir a visita, e que bom que me achou. Eu estou fazendo um trabalho da escola sobre os últimos acontecimentos no Egito e vi que vc colocou uma matéria no seu blog achei ótimo. Obrigada, vou voltar outras vezes. Abraços

    ResponderEliminar
  5. Olá José! Obrigada pela leitura, gostei muito de me informar um pouco mais.
    Abraços!
    Tenha um ótimo fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. fico muito feliz que vc me encontrou..
    adorei seu blog..
    interessantíssimo..
    fiquei mais informada.
    sigo-te também

    bjs.Sol

    ResponderEliminar
  7. Como esta grande amigo, há tempos não mato minhas saudades por aqui...

    beijos

    ResponderEliminar
  8. De facto ando muito espantado por não se ouvir uma palavra sobre a Arábia Saudita, essa grande democracia, praticamente americana (sem os EUA a casa de Saud há muito que teria ido para o deserto). boa semana

    ResponderEliminar
  9. Olá, estive um pouco ausente, mesclei o "Videos Incriveis" com o "Pesquisa fácil", agora vc vê tudo em um só lugar.

    Meu Friend Conect "zerou", por isso peço que todos vcs que ja eram seguidores dêem uma passadinha por lá e sigam novamente, ok?
    Ótimo "pós carnaval", aquele abraço. Muita saúde!!

    ResponderEliminar
  10. Olá José, Obrigada por trazer mais alguma informação. Concordo com o Táxi Pluvioso quanto á Arábia Saudita.
    Um abraço
    Boa semana

    ResponderEliminar
  11. Oi Jose
    Estive endo as postagens anteriores inclusive a que fala sobre o ex.presidente do Brasil - nem tenho acompanhado muito mas já sabia que era só sair que ia aparecer rombos , como é de praxe, não é? rs
    Difícil um que se salve ,se corrompem com o poder.E esse aí saiu com a popularidade em alta.
    Quanto a Arábia Saudita até que enfim o povo se rebela contra os ditadores , vamos vrcoo acaba ( se acaba) lá é uma constante.
    Triste a tragédia no Japão, o mundo está chocado com a fúria do mar e o tremor que nao tem fim.
    Queira Deus que tudo se restabeleça.
    bom domingo
    abraços

    ResponderEliminar
  12. Amigo Jose: Tenho mesmo receio que seja verdade das verdades naquilo que descreve, com essa gente nunca se sabe o que se passa, essa gente são umas pestes.
    Um abraço
    Santa Cruz

    ResponderEliminar