2011/03/15

Socialismo e Comunismo na forja da utopia


Desde criança, eu sempre me interessei pelas notícias mundiais e pela política internacional. E desde essa época, percebi o equívoco do socialismo e comunismo.
Ao contrário dos meus colegas de compartilha de ideias, onde quase todos os que falavam de política eram esquerdistas, eu nunca consegui acreditar na suposta “justiça social” prometida pelos regimes socialistas. Depois da oficialização da “cortina de ferro”, com o muro de Berlim, ficou tudo muito claro: um regime que precisa de um muro para impedir que as pessoas abandonem o país não pode ser boa coisa!
Aos meus olhos de menino, me fascinava o padrão de vida dos americanos, um país cujo problema era conter a enorme onda de imigrantes que queriam ir para lá.
Assim, ficava muito óbvio onde realmente havia esperança e oportunidades!
O século XX serviu para sepultar, pelo menos aos olhos de quem enxerga, as mentiras do comunismo: a sua justiça social não passava de um nivelamento por baixo, onde o cidadão comum tinha que lidar com a carência de produtos e racionamento de alimentos básicos, enquanto uma cúpula privilegiada gozava das mordomias do poder! Reforma agrária foi outra idiotice que nunca deu certo em país algum, e vejam o que veio acontecer com o Alentejo que era o celeiro de Portugal!
Mas, nos anos 60 e 70, essas coisas, que pareciam claras para mim, não o eram para muitas pessoas, que insistiam em apoiar essa utopia inconsistente!
Tenho 57 anos de vida e pelo menos, nos meus últimos 45 anos, recordo-me de quase tudo o que se passou no mundo, principalmente no que diz respeito a políticas.
Os países do leste da Europa, ao serem unificados pelo pacto de Varsóvia, surge, o já Desmoronado URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) com uma política Socialista.
Cuba e China, com uma politica Comunista, onde o cidadão comum, tal como na URSS, teriam e têm de viver com carência de produtos e não podem ter ambições.
Para uma boa cidadania, a quem tiver gosto pela política, sugeria-lhes que peguem numa enciclopédia, hoje em dia é fácil na Net, e procurem ler o que, o “Socialismo” e “Comunismo” nos poderão oferecer. Estas políticas, na governação de um país, são um descalabro. As empresas privadas não poderão sobreviver devido aos impostos e leis laborais que lhes são impostos pelo estado, com um regime esquerdista, fazendo assim que se acabe com ambições e as empresas acabarão por cair na mão do próprio estado. Por sua vez, o estado enquanto dono das empresas, colocará todos a viverem da mesma forma, onde todos são um fragmento que a máquina do estado controla e oprime, vivendo assim em extrema miséria. Enquanto, os que compõem o aparelho do estado, vive sem que nada lhes falte e serão eles os donos de tudo. É assim que funcionam as chamadas “Politicas de Esquerda”!
Uma vez que não posso viver na selva e ser “Selvagem”, prefiro ser e viver num país onde seja possível pôr-se em prática as nossas ambições. Num país governado por uma social-democracia, com direitos sociais para todos e que dê apoio á entidade patronal para que se possa gerar emprego e assim possamos todos, de livre vontade, escolher o que desejamos ter e ser, pois só com empregabilidade é possível viver sonhando e realizando o sonho. Pois “O sonho comanda a vida e enquanto o homem sonha o mundo pula e avança”.

9 comentários:

  1. Amigo José boa tarde. Desde há muitos anos a esta data, tenho ouvido dizer que todas as políticas são boas, desde que respeirem os interesses dos cidadãos.
    O que não tem acontecido com o actual governo socialista português. Portanto, tudo leva a crer que este socialismo, não tem nada de "social". Serve apenas e só, os interesses do grande capitalismo. Desprezando o povo trabalhador, que assim continuar vai causar umas das maiores pobrezas de sempre em Portugal. Cuja incúria da sua incompetência se baseia na crise internacional, como desculpa por não saber governar o País, mas, teimosamente, pretender continuar.

    ResponderEliminar
  2. José, reconheci neste texto algumas citações pessoais que compartilhei contigo.
    De qualquer forma, entendo que as emprega por pensarmos da mesma forma a respeito desta ideologia.
    Também concordo com o desenvolvimento e as conclusões que destes ao assunto!
    Abraços!

    ResponderEliminar
  3. Oi, José de Sousa
    Fiquei muito feliz em receber o seu comentário em meu Blog e cá estou para comentá-lo.
    Aqui tive uma grata surpresa em seu Post acima, há mais tempo que vc (pois tenho quase 68 anos) penso da mesma forma a respeito do comunismo e de todos os regimes ditatoriais que não nos dão a liberdade de escolha.
    Graças a Deus, aqui no Brasil vivemos a democracia que nos dá o direito de errar e consertar os nossos erros através do voto.
    Gostei muito do seu texto e espero que opine sobre o que escrevi hoje.
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  4. Meu caro amigo. Deixa me dizer-te uma coisa. os politicos, quer sejam de esquerda ou de direita,são todos farinha do mesmo saco. Não valem nada. Só querem uma coisa - o poder

    ResponderEliminar
  5. José, os políticos, quase todos eles, mataram a esperança do povo de acreditar que através da política encontrará o caminho para a construção de um mundo digno e honesto...
    A corrupção está caracterizada e não criaram ainda um outro caminho...Pobre povo!!!
    Um grande abraço...Bjsss

    ResponderEliminar
  6. Olá José.

    Feliz dia do blogueiro para ti.
    Uma linda semana de paz.
    Bjos!

    ResponderEliminar
  7. CARO AMIGO JOSÉ..
    primeiro quero me desculpar contigo pela ausencia, mas é dificil pra mim estar sempre em contato com todos, tento dividir um pouco pra cada um, mas tenho consciencia de que deixei a desejar contigo.
    mas cá estou e me deparo com um tema que estes dias estava a discutir com meu marido...
    nós pensamos como vc.
    realmente os regimes socialistas só fizeram oprimir o povo em suas necessidades vitais e impor-lhes condicões que o estado achava conveniente.
    penso que a social democracia é de fato o unico regime que pode elevar uma sociedade ao patamar de evoluida socio-economicamente.
    pena amigo que o poder ( sempre ele) detido nas mãos da minoria se faz perder o sentido da democracia, pois os politicos governam pra sí e seus enriquecimentos ilicitos( claro que não são todos) enquanto o povo pena pra poder se manter numa situação vegetativa em que o governo insiste em fingir que não há.
    muita coisa melhorou no Brasil para as classes menos favorecidas, mas a classe média em geral ficou achatada dentro das ações governamentais que não nos deram condições de crescer e houve muito recharçamento em relação a salários,muitas demições e dívidas acumuladas por toda a parte.
    a inflação etá cada dia maior aqui, é só ir ao supermercado e ver, a unica coisa que não sobe é a cerveja...rsr
    então amigo penso eu, que ainda estamos utopicamente a sonhar com governos que talvez só venham a existir nas gerações em que nós seremos apenas pó.
    ótima reflexão.
    bjuivos no seu coração tenha dias de paz e alegria.
    voltarei assim que possivél.
    sua amiga.
    val. a loba.

    ResponderEliminar
  8. Muito se teorizou sobre o falhanço desse regime económico. A razão é muito simples: o comunismo falhou porque é um regime para santos e não para homens. Pedir a um gestor de uma empresa que faça o seu trabalho sem prejudicar os outros é uma utopia, ou que os cidadãos sejam solidários e trabalhem para o bem comum. O motor da economia é a cobiça, por isso é que o Adam Smith falava da concorrência como regulador dessa cobiça. Tira-se essa cobiça, e diz que existe um bem comum para o qual trabalhamos, mata-se o homem e surge o santo.

    ResponderEliminar
  9. Oi querido...
    Adorei este teu espaço, adoro também assuntos sobre política. Ontem mesmo aqui no Brasil hove mais uma grande palhaçada. A lei da ficha limpa ´so será urilizada na próxima eleição. Como pode votar algo que já havia sido decidido pelo povo. É uma vergonha muito grande, pois caráter deveria ser ítem de série e não opcional na política. A verdade é uma que o poder corrompe e polítos seja de direita, esquerda ou centro só olham para o próprio umbigo e deliberam sempre em causa própria.
    Voltarei com mais tempo...
    beijos e fique em paz

    ResponderEliminar