2010/06/02

Republic of South Africa e a copa do mundo

Este artigo aborda um assunto complexo, que atinge, de uma forma geral, os mais desfavorecidos, pois ele é um evento como tantos outros, e que, ainda á pouco, um outro em Lisboa (O Rock in Rio), como tal, me revolta.


Que ninguém viva de ilusões. O Campeonato do Mundo, ou se preferirem, a Copa do Mundo, não vai dar beneficio algum á população do país ou, até mesmo, a África. Aquele evento, é um como tantos outros, que já foram feitos e realizados com o apoio dos media, de forma a cobrirem todo o mundo e quem lucra com tudo isso são os poderosos que já têm milhões e continuam a fazerem estes eventos para irem buscar mais riqueza fazendo com que o mais pequeno e mais humilde acabe por cair na enrolação e gaste o seu dinheiro para verem os jogos, nem que para isso tenha de faltar em casa, para seus filhos, o pão e o leite. Os Sul-africanos não irão ganhar nada com isso. Vejamos quanto ganham os jogadores, os treinadores e presidentes destes clubes! Vejamos quanto ganham os organismos e seus dirigentes que fazem parte deste evento! Vejamos quanto ganham os media, canais de TV. Ainda nem começou esse campeonato mas já rendeu milhões, não ao povo da África do Sul. Pelos meus cálculos, só em Portugal já foram vendidos mais de um milhão de vuvuzelas “(inglês vuvuzela, do zulu) s. f. Tipo de corneta comprida, com som forte e grave, frequente entre os adeptos de futebol sul-africanos”. E as tshert’s estampadas, bandeiras, bonés etc. etc.. Vos garanto que o povo daquele país não tirará benefício nisso. O mundo é assim! O mundo caiu na mão de exploradores que só pensão, a todo o momento, como fazer e o que mais fazer, para que o mais pequeno continuem a largar suas poupanças a fim de alimentarem as suas ganâncias. Chamem-lhe o que quiserem, “Campeonato do mundo” ou como no Brasil “Cópa do Mundo”, isso é mais uma coisa que me revolta e me leva a sentir, cada vez mais, o desejo de querer ser selvagem.

Me desculpem por pensar assim, mas é que me revolta estas e outras estratégias aplicadas pelos malabaristas.

14 comentários:

  1. Li seu Post e acho que vc tem uma certa razão. Realmente, o que os pobres sul africanos ganharão com a Copa do Mundo? Talvez eles ganhem, mesmo com sacrifício, momentos de alegria, momentos de ilusão.Nada muda, em lugar algum, onde acontecem os grandes eventos a não ser a divulgação desses países. Isso pode vir, futuramente acarretar alguma mudança. Há coisas que não podemos pagar, talvez a alegria e ilusão de felicidade seja uma delas.
    Uma boa noite e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  2. As mudanças são demoradas, mais demoradas que nossa curta vida. Fazer o que? Sorte a nossa que não nos iludimos e que bom que falou disso.
    beijos

    ResponderEliminar
  3. OLá, meu querido!!!
    Eu estava pensando no tema que você levantou e cheguei á conclusão que a coisa só não funciona, porque a população mundial não descobriu o caminho certo para se fazer a devida pressão. Se nestas grandes festas, a população ao invés de pousar de alegre, se fechasse para todo e qualquer tipo de consumismo, os grandes entenderiam que o povão está acordando e tomariam mais cuidado ao agir. Mas infelizmente, estão acostumados ao cabresto e feito burros de viseira, pensam que festejar é a solução. Já imaginou o tamanho do prejuízo, caso a massa mundial optasse por se unir?

    Beijocas!!!

    ResponderEliminar
  4. Olá José Sousa, em primeiro lugar quero agradecer
    a sua visita e mais comentário, tenho que concordar consigo soubre estes grades eventos.
    começando pela nossa secleção, de todos os jogadores convocados, dezoito são do mesmo empresário, serão mesmo os melhores, cada jogador vai ganhar dois ordenados mínimos por dia, fora as merdomias que veêm a seguir.
    O que é que a gente, o povo ganhou com a exp. o campeonato da europa, tem sido sempre a descer,
    e agora dão uma anestezia de papa,para não se sentir tanta dor.

    um grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. José:
    Sabemos que isso, não é uma particularidade dos sul africano, até porque o futebol lá não é tão popular quanto em Portugal, Brasil ou Argentina.
    Mas, você quer deixar certos jornalistas do meio esportivo nervosos?
    -Diga para eles que aquele jogo da final entre Brasil e França em 1998 realizado na própria França, foi uma armação!!
    Aquele problema de saúde que houve com o Ronaldo na véspera do jogo, e dias antes o Paraguai sendo roubado escandalosamente no jogo contra os donos da casa... Tudo muito estranho... Então pelo menos aqui, quando esse assunto é abordado, eles dão "chiliques" e te xingam de tudo quanto é nomes!!
    Ainda vou postar um artigo sobre esse evento, que apesar de gerar empregos com remodernização de estádios e outro empregos diretos e indiretos, a mim não me convence a parte em que as falcatruas e burlas vão "rolando"... Alíás, é a própria mídia que levanta as suspeitas...
    O que me espanta José, é que em países como Brasil e Argentina, o futebol é tão encravado no seio da população, que quando um campeonato de times rivais se enfrentam, pode esperar mortes, muito sangue derramado, e depredação do patrimônio público!! Não me admiro que na Argentina, o próprio Sr. Maradona seja considerado um "deus", e tenha até uma "igreja" em nome dele...
    Lamentável tudo isto!
    Muito obrigado pelas tuas palavras, um abraço afetuoso, minha estima, e volte sempre! Seja Bem Vindo!

    ResponderEliminar
  6. Quanto a isto, apenas se pode dizer que é como o encanto da sereia.

    Aquilo que se tem visto (e falo de Portugal) na TV, é simplesmente vergonhoso e miserabilístico gozando com a classe mais desfavorecida e explorada, quando se vê um tal Ronaldo português a ser entrevistado na casa dele com carros de alto luxo, casa de mordomias sem fim e de uma parangona de alta escala só da parte de este homem, para não falar de outros, dá vontade de vomitar fora com tanta fanfarra à volta desta gente onde muitos apenas o que sabem fazer (e mal) é dar uns chutos na bola.

    É o mundo que temos e também este miserável país que estamos inseridos onde o futebol está enriquecendo muitos oportunistas e o próprio governo se aproveita disto para calar a boca ao Zé povinho que anda de olhos fechados.

    Pobre daquele que está enleado nesta teia de corruptos e xulagem onde a miséria impera aos olhos de quem os tem abertos porque, vendo bem as coisas, quem anda atrás desta fanfarra, anda de olhos fechados e gosta de dar nas vistas gritando por uns putos de coro a dar pontapés na bola esquecendo que em casa a muitos lhes falta o pão e o resto que alimenta o corpo e a alma.

    Este país está de novo embrenhado nos célebres 3 F F F que é o que dá de comer a muitos.

    Futebol - Fado - e Fátima, eis o segredo do encanto da sereia que muitos estão hipnotizados como o antigamente.

    Mais se pode constatar neste país feito de injustiças, mas quando os olhos e a mente de muita gente continuarem no encanto da sereia, o buraco cada vez está mais fundo.

    Vuvuzela e o seu som, foi um mote bem planeado para que milhões de pessoas a nível mundial ficassem hipnotizadas para este evento que não passa de uma fantochada de interesses daqueles que a dominam a seu belo prazer.

    Um bom post este que, é mais um alerta de abrir os olhos a quem ainda anda a dormir correndo atrás de uma panóplia sem fim.

    Abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Amigo. Você tem toda razão. Vim retribuir sua visita ao Arca e dizer-lhe que já conhecia os seus blogs e já sou seguidora deles há algum tempo. Talvez ainda não tenha tido tempo de parar, e deixar uma mensagem. São muitos os blogs a serem visitados. Fiquei feliz com sua visita e voltarei outras vezes aqui. Beijos e fique com Deus.

    ResponderEliminar
  8. Boa Tarde José,

    Obrigado pelas suas gentis palavras relativas ao Querubim Peregrino. Agora tenho tido muito pouco tempo para lhe dedicar.
    Este seu blog também me encanta, até porque falar de África, sentir África, encantar-me-á até ao fim dos meus dias.

    Um abraço amigo,
    Maria Faias

    ResponderEliminar
  9. Ter apenas esta visão de que a copa do mundo é o ópio do povo, que o povo iludido pode deixar de exigir os seus direitos, ou se enganar numa época de eleição é pensar pequeno. Tudo na vida tem seus prós e contras, o que importa é por tudo na balança e ter uma visão mais realista.

    ResponderEliminar
  10. Olá José viva:

    Graças pela visita a meu blog que aqui retribuo com minha visita e desde já agradeço o elogio que faz a meu blog, pois apenas me limito a ser escrupuloso naquilo que publico para que o melhor saia de meu bom gosto para o gosto de quem o visita.

    Quanto a esta sua postagem, muito poderia aqui escrever sobre ela porque dá pano para mangas mas, numa pequena resenha se pode concluir que:

    Só não vê quem é cego e, só não sente tudo isto na pele quem come do mesmo e está bem na vida à custa deste forró em que a telha faz correr água sempre para o mesmo pote.

    O ópio de gente triste é este, onde é aqui que se sentem felizes esquecendo-se pelo menos que (por dia, morrem 25.000 crianças à fome no mundo), isto é apenas à fome diáriamente, não contando com mortes por doenças, violações, escravidão etc., etc..

    Se a estes dados juntar-mos a parte adulta então é um descalabro total.

    Não entendo o raciocínio actual do ser humano pelo menos neste assunto, pois outros também os há e bastante graves mas neste, dá que pensar e muito o porquê desta enxurrada encefálica em adoração a um evento destes que só beneficia aqueles que por lá andam enriquecendo-se cada vez mais à custa de quem anda atrás deles como mosca atraída a uma defecção de qualquer espécie.

    É isto que está presente perante os nossos olhos e, os poderosos vão disfrutando à custa de quem tanto trabalha e está privado de ser compensado com o direito do seu trabalho.

    Isto um dia tem fim, o buraco cada vez é maior e, chegará o dia em que tudo cai lá dentro e a terra absorve toda esta tristeza em que os fanáticos deambuladores que correm atrás dos cracks e ídolos sem estofo, terão o seu fim.

    Vejo resumidamente isto assim porque de tão farto estar de assistir a estas mentiras que trazem muita parte do povo preso pelo beiço, não dou mais corda a roupa suja porque ela não é merecedora de tal.

    Portugal é um colosso, começando pelo topo que nos governa, é um paraíso das bananas daquelas que fazem arder os beiços.

    Espero poder voltar aqui sempre que possa e, sempre que queira voltar a meu blogue será sempre Bem-Vindo.

    Abraço e bom início de semana.

    ResponderEliminar
  11. "Queixam-se muitos de pouco dinheiro, outros de pouca sorte, alguns de pouca memória, nenhum de pouco juízo."

    ResponderEliminar
  12. Sinceramente nunca entendi o fato de se pagarem milhões de dólares para um sujeito correr atráz de uma bola, dirigir um carro veloz ou fingir ser outra pessôa num filme. Não haveria tanta pobreza se não houvessem esses milionários que, a meu ver, não acrescentam nada, só ocupam espaço.

    ResponderEliminar
  13. Belo artigo!
    Aproprio-me da frase romana para ratificar suas colocações..." Ao povo Pão e Circo!
    Um abraço, sigo-te!

    ResponderEliminar
  14. Oi José, concordo com você em gênero, número e grau, mas nem fico falando pq aí me chamam de estraga prazer rsss
    Então aproveito deixar aqui o meu respeito por suas idéias.
    Carnaval é a mesma coisa, milhões em fantasias que levam o ano todo confeccionando para desfilarem "um dia", e logo depois do desfile já começam preparar outras para o ano seguinte.
    Eu tenho uma visão muito diferente dessa Massa consumista e materialista.
    Muitos dizem que não sei aproveitar as coisas boas da vida, aí respondo: O que é bom pra você não é bom pra mim e com certeza um dia vai mudar de opinião.
    Não podemos mudar as pessoas, só podemos plantar sementes de solidariedade e amor, o resto a vida se encarregará com o tempo de mostrar.
    Beijos pra vc amigo!

    ResponderEliminar