2010/08/26

Portugal… 800 anos de Historia


Como é do conhecimento geral, Portugal tem uma História desde que foi fundado por D. Afonso Henriques que conquistou, este pedaço, da península Ibérica e que para isso teve de lutar contra as tropas do Rei D. Leão, com quem a mãe se tinha juntado . Desde então, vários dirigentes governaram este país. Vários Reis governaram antes da implantação da Republica em 5 de Outubro de 1910. Na minha crónica na edição de Julho, no Jornal "Preto no Branco", ouve quem gostasse da forma como falei dos governantes pós 25 de Abril de 1974, mas não gostaram da forma como eu defendi o governante Salazar. Já agora vou passar a informar o seguinte: Para quem não gostou, eu sugeria, que lessem a História de Portugal. Se já a leram, eu pergunto: Conhecem os Mosteiros e Castelos Portugueses? Já estiveram diante, por exemplo, do Mosteiro da Batalha e no de Alcobaça? Já se interrogaram que homens foram os que trabalharam aquelas pedras e as colocaram no lugar? Pois meus amigos, todos eles foram construídos por homens que só ganhavam o que comiam, eram escravos do Rei. Já leram o que foi a Santa Inquisição, a Inquisição romana ou "Congregação da Sacra, Romana e Universal Inquisição do Santo Ofício" existiu entre 1542 e 1965? A instituição religiosa, com o apoio do Rei, matava todos que não aderissem á religião que ela professava. Todos os Reis governaram com formas desumanas, mas eu pergunto: Porque é que eles têm direito a ter os seus nomes em ruas e estátuas? Porque é que eles têm esse direito e Salazar não? Que eu saiba, pelo que estudei, em 800 anos de História, todos foram piores que Salazar, e, na minha opinião, Salazar merecia mais ter uma estátua ou nome em ruas do que qualquer outro! Mas não tem, porque uma minoria, apoiante da rebelião, não aceitava ser perseguida para haver ordem e segurança neste país.

6 comentários:

  1. Se me deixassem esse poder nas mãos, já o teria feito. Todos tem sua importância na história.

    Beijos, meu amigo!!!

    ResponderEliminar
  2. Oi, José

    Conheço a história de Portugal e acho espetacular, com suas lendas, seus reis e rainhas.
    Há que se incitar um movimento para que Salazar seja homenageado como lhe é devido.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar
  3. Bem lembrado. Salazar merecia e muito ter seu nome em ruas e outros locais. Mas em vez disso até o nome dele retiraram da Ponte Salazar.
    Para mim continua a ser a ponte Salazar.

    ResponderEliminar
  4. José, pelo que observei, o povo de Portugal tem admiração por Salazar, pelo que li ele fez um bom governo e atualmente Portugal está enfraquecida financeiramente por culpa dos atuais governantes.
    Então entendi que Salazar merece sim uma estátua, nome de rua, ou algo que fosse homenageado, que fosse lembrado pelas novas gerações.
    Um país não pode renegar o seu passado, pois não terá presente e muito menos futuro.
    Um grande abraço e beijo no ♥
    Bom fim de semana!!!

    ResponderEliminar
  5. O nosso pais tem uma história cheia de beleza, e também de muito sangue derramado. E, tal como todos os outros governantes, Salazar também teve o seu papel na história deste tão belo pais. E Sim, meu amigo, tens toda a razão, Salazar tem tanto direito como todos outros.

    Um abraço deste amigo

    ResponderEliminar
  6. NÃO CONHEÇO MUITO A HISTORIA DE PORTUGAL MAS JÁ DEU PARA VER UM POUCO. FORÇA

    ResponderEliminar