2010/11/08

Sócrates e Hu Jintao assinam acordos institucionais

Barack Obama ultrapassado por Hu Jintiao
O Presidente da República Popular da China, Hu Jintao, e o primeiro-ministro português, José Sócrates, presidem hoje a uma cerimónia em que Lisboa e Pequim estabelecem três acordos de carácter institucional ao nível bilateral. Os dois países vão ainda assinar diversos acordos de âmbito empresarial nas áreas da energia, alimentação, banca e indústria transformadora.

Os acordos assinados entre Hu Jintao e José Sócrates, no Palácio das Necessidades, deverão incluir a compra de produtos portugueses, como o vinho e o azeite.
Lisboa e Pequim preparam-se para assinar, a nível institucional, uma declaração, no âmbito da Parceria Estratégica luso-chinesa, visando o reforço da cooperação económica entre ambos os países e um acordo no domínio do turismo.
Outro instrumento de carácter institucional a assinar entre os dois países será um programa executivo de cooperação para 2011-2013, que abrande um programa de cooperação nos domínios da cultura, língua, educação, ensino superior, ciência e tecnologia e desporto.

No plano económico e financeiro, o Governo chinês já revelou que está a ponderar a compra da dívida pública portuguesa, uma possibilidade admitida pela vice-ministra dos Negócios Estrangeiros, Fu Ying que acrescentou, na altura, que “a situação económica e financeira em Portugal tem sido sempre o centro das nossas atenções”.
Nesta visita de dois dias a Portugal, o Presidente chinês vem acompanhado de diversos membros do Executivo de Pequim e de uma comitiva de 50 empresários.
No segundo e último dia da sua visita a Lisboa, e antes do encontro com José Sócrates, Hu Jintao esteve reunido com a comunidade chinesa e com estudantes chineses residentes em Portugal.
Não é para admirar estes relacionamentos com um governo que não respeita os direitos humanos! Já aconteceu, não à muito, este primeiro-ministro, receber um outro governante que o tenho como sendo, também, um criminoso (Muammar al-Gaddafi) da Líbia.
Em relação á china, todos sabemos que o interesse não é comprar parte das dívidas portuguesa sem haver uma boa contrapartida! O interesse do governo chinês é entrar nas grandes empresas e banca portuguesa com a finalidade de, assim, ser muito mais fácil de entrar nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs).
A China tem vivido com os olhos expostos nos países que estejam á beira da banca rota ou, que estejam prestes a ser governados pelo FMI. Nunca foi tão fácil, para o governo chinês, negociar com Portugal como no dia de hoje. Hu Jintão não perde tempo em se apoderar destes países, ultrapassando os americanos (USA) como potencia!

4 comentários:

  1. Vim te dar um abraço e desejar uma semana de paz e muito carinho meu. desculpa minha falta de tempo bjs GUI.

    ResponderEliminar
  2. Sinto-me mais confortável ao ver que não preocupo-me sozinha com as questões políticas mundo à fora. Desejo uma bela semana!!!

    Beijos de passarinho!!!

    ResponderEliminar
  3. Amigo Jose isso para mim não passa duma estupidez um pais que se diz democrata fazer acordos com um pais daqueles tá tudo dito, porque como eu disse a poucos dias ao ministro das finanças, a democracia em Portugal é só para os politicos e seus parceiros ou pares como a gente queira dizer, porque para o resto do povo Portugues não há democracia paga a crise e não bufa.
    Um abraço
    Santa Cruz

    ResponderEliminar
  4. josé, adorei o blog de roupa nova, está lindo!
    Todo governante deveria ter a obrigação de levar seus país a sério, o povo merece respeito e consideração, mas, infelizmente não é assim que acontece.
    Um carinhoso abraço! Bjss

    ResponderEliminar