2010/11/16

Um pobre quer pagar a divida de outro!



Timor Leste, um país inserido nos países do terceiro mundo, devido ao facto da existência de muita gente vivendo na miséria, vem, através de Ramos Horta, dizer que quer ajudar Portugal a vencer a crise e que para isso estão dispostos a colaborarem no pagamento da divida externa portuguesa.
Por sua vez, o Presidente da Republica Portuguesa (Aníbal Cavaco Silva) revelou não ficar surpreendido com esta atitude por parte de Timor Leste!
Como é que um país, pequeno, onde o desemprego ultrapassa os 60%, onde mais de metade dos jovens se querem estudar vão estudar em Timor Indonésio, pode pagar parte de dividas de um país que todos os anos tem gente, por todos os lugares, pedindo apoios de géneros alimentares e roupas para matar a fome nos países que eram colonizados por Portugal! E um deles, é timor.

O petróleo dá para muito, mas não dá para nada!
Nos países onde há petróleo é onde existe mais miséria. Mas como é que este país pode contribuir na divida de outro? Deveria era aproveitar esse capital, que segundo os governantes declararam, (Em declarações à Lusa, Manuel Tilman, do partido Kota, disse concordar inteiramente com as palavras do Presidente da República, acerca da possibilidade de Timor-Leste ajudar Portugal, comprando títulos da sua dívida pública.

"Nós podemos comprar dívida de Portugal, calculando cinco dos dez por cento que a Lei do Fundo Petrolífero permite. Temos 90 por cento obrigatoriamente aplicados em obrigações do tesouro norte-americano, mas 10 por cento podem ser aplicados noutros ativos, como ações, ou obrigações noutras moedas como o Euro", disse).

Como vêem, encontra-se depositado em dolares em obrigações de tesouro na Banca Americana...! quem sabe... como suporte da economia Timorense! Esse capital deveria servir para apostar nas suas gentes, e retira-los da miséria! Só que... isto seria "Anti-capitalismo". Deus!!! "eu queria ser selvagem!".

Se Portugal está endividado, isso se deve aos que vivem em alta luxúria, corruptos, e que, a maioria dos culpados, são políticos.


Leia neste blog "Timor Leste, a ilha das trevas" e ainda "Timor... a morte de um lider".


Veja também os Link's.

http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5ihvktqXxqcVtNLgO_i5jak2yOZaA?docId=11771151

http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5hXuIC0uFj-iXgKnbu-vbBhZTp97w?docId=11776769

5 comentários:

  1. José, percebo um bonito exemplo de solidariedade o Timor Leste está dando para o mundo, uma grande atitude de amizade por Portugal.
    Um grande abraço! Bjsss

    ResponderEliminar
  2. Depois de anos votado ao esquecimento por parte de nós portugueses, este sofrido e nobre povo continuam a querer manter as raízes que nos ligam.

    Um abraço e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Eu também, por mais que me esforce não consigo entender esse mundo...

    Que coisa mais sem pé nem cabeça...

    Um beijo, José!

    ResponderEliminar
  4. É meu amigo...
    Um mundo globalizado ...Como?
    Dificil entender as diretrizes do nosso mundo.
    Bjos achocolatados

    ResponderEliminar
  5. É, José, os governantes são capazes de atitudes insólitas! As vezes, são apenas para impressionar. Querem ajudar outros países e nem cuidam direito do seu! Não sei se este é o caso do Timor, mas no Brasil, coisas assim também acontecem.
    Abraços!

    ResponderEliminar