2011/10/06

Quem quer saúde que a pague!

Cerca de quatro milhões de portugueses poderão pagar 50 euros para ir às urgências. As taxas moderadoras, nos Centros de Saúde serão mais baratas que nos hospitais.
Os doentes isentos de taxas moderadoras devem ultrapassar 60 por cento do total.
Mantêm-se isenções a grávidas, crianças até 12 anos e doentes crónicos. Mas estes últimos terão de pagar taxa sobre cuidados não relacionados com a sua doença.
Em Conselho de Ministros, o Governo aprovou já o novo modelo de isenções das taxas moderadoras. No entanto, a tutela ainda não apresentou os novos valores a pagar.
O Governo liderado por Pedro Passos Coelho isenta, ainda, de pagamento os agregados com rendimentos mensais totais, por pessoa, inferiores a 1,5 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), fixado em 624 euros, estando, desta forma, isentos os casais com rendimentos inferiores a 1248 euros por mês.
Sabe-se já que os valores das taxas não irão ultrapassar um terço do custo, que é de 150 euros, em caso de urgência hospitalar.
Neste caso, a taxa moderadora andará sempre abaixo dos 50 euros, quando hoje é de 9,60 euros.
Segundo as contas do Diário de Notícias, são cerca de quatro milhões de portugueses, que não vão estar isentos da referida taxa.
O “zé povinho” ao saber desta medida de austeridade já fazem algazarra e dizem fazerem protestos!
Quanto a mim, digo da minha justiça: à que pagar sim… e as medidas estão bem feitas! Penso de que, acima de tudo está a nossa saúde, pois se há dinheiro para carregarem telemoveis, comprar telemoveis e computadores de topo de gama; não podem passar sem ter o MEO ou a TV Cabo; se até pedem dinheiro para passarem férias no estrangeiro, construirem uma casa quando erdaram uma dos pais, trocar de carro só porque o outro já tem mais de 8 anos; não faltam os euros para beber café, tabaco e cerveja todos os dias; só querem vestir e calçar maracas carissimas onde pagam cinco ou oito vezes mais caro; o fim de semana é nos pub’s bares e discotecas! Depois vêm reclamar por terem que pagar o que de mais precioso nos é!
A saúde está em primeiro lugar e eu não me importaria nada de ter que pagar as medidas impostas por este governo! Andaram a viver no “país das séte maravilhas”, agora querem continuar com os vicíos! Continuem mas a saúde é para ser paga!
Não é dificil, em vez de 3 cafés bebam um, em vez de 2 maços de tabaco fumem um, em vez de 4 cervejas bebam uma! Aprendam a regrar a vida ou então saiam de viver na sociedade de consumismo, porque não sabem cá viver e andaram a viverem à “lá-gardel”! por estas coisa e outras mais é que sinto a necessidade de ir viver para a selva!

9 comentários:

  1. Até certo ponto concordo. Todavia discordo, porquanto, e por causa de outros vão ser castigados os que não têm culpa das más governação, que ao longo dos anos tem assolado o país!.

    Para você meu afilhado
    Um grande abraço, e tenha
    uma boa noite.
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  2. José, na minha opinião, saúde,educação e segurança são deveres do Estado e devem ser as prioridades de um governante que pensa, primeiramente no povo, são direitos inalienáveis que o Estado tem obrigação de oferecer, é para isso (e muito mais) que pagamos impostos.
    Concordo que, se alguém pode pagar um Plano de Saúde, que pague, mas existem muitas pessoas que dependem da Saúde Pública, não podemos nem devemos negar.
    Um grande abraço! Bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  3. Sou contra qualquer isenção. E os doentes deveriam pagar o preço real dos serviços e não este preço subvencionado pelo contribuinte. Se uma consulta ou tratamento custa 500 euros deve pagar esse valor. bfds

    ResponderEliminar
  4. Pois é!!!! Tudo gente rica!!!! Dá gosto viver assim! Andamos a trabalhar durante 40 (quarenta) anos para termos reformas de 350/400€! Os governantes trocam de carro como quem troca de camisa e o contribuinte tem de pagar o justo valor da saúde, mesmo pagando impostos! Claro que estou de acordo....vê-se logo! Quanto mais sacrificado este Povo for mais paga. É assim?
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Não digo que estou surpreso porque já sabia que a maioria dos países não tem assistencia médica gratuíta.

    Aqui no Brasil todos sem distinção tem direito a assistencia médica gratuíta e à maioria dos medicamentos na rede pública de saúde através do SUS, (Sistema Unico de Saúde)e olha que mesmo assim o povo reclama.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Assim é que é. Antes de serem tratados as pessoas têm de pedir um orçamento, com tudo: exames, análises, medicamentos, etc, para saberem se têm dinheiro para serem tratadas.

    BOM NATAL

    ResponderEliminar
  7. Oi José
    Passando pra deixar um abraço e desejar que seu Natal seja de Paz e harmonia.
    E que 21012 venha trazendo saúde e muitas boas novas.
    Feliz Natal
    com abraços

    ResponderEliminar
  8. Ora cá está um assunto que daria pano para mangas. Que anda muita gente a brincar com a saúde neste país, isso não haja dúvida. Que havia muitos a viajar para Coimbra nos transportes pagos pela Segurança Social, apenas para passear e gastar dinheiro dos contribuintes isso é uma grande verdade. Ao terminar com transporte gratuito, acabaram-se os "doentes" que ao terem de pagar ficaram todos bons de saúde!
    Claro que quem sofre são aqueles que são doentes de verdade e que não tem rendimento para pagar a deslocação a Coimbra.

    Então o amigo Eduardo é padrinho do amigo José Sousa?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. POIS!+POIS!...CADA UM QUEIXA-SE DA SUA DOR. EU SOU DIABÉTICO HÁ MAIS DE TRINTA ANOS...ATACADO NOS RINS E CORAÇÃO. QUANDO FUI INSCREVER-ME EM NEFROLOGIA LOGO ME DISSERAM QUE NÃO TINHA QUE PAGAR
    QUALQUER TAXA MODERADORA. SEMPRE QUE NECESSITASSE ERA SÓ RIRIGIR-ME
    À SECRETARIA DE APOIO. ALI ME INSCREVI, EXIBINDO, APENAS O CARTÃO DE CONSULTA INTERNA E O NACIONAL. AMBOS TÊM A INDICAÇÃO DO "DOENTE CRÓNICO" MAS, AFINAL ALGUÉM SABE ONDE SE TIRAM AS TAXAS MODERADORAS?
    EU NÃO SEI E NINGUÉM ME PERGUNTA POR ELAS. SOMOS AGORA NÓS, UTENTES,
    RESPONSÁVEIS PELA MÁ ADMINISTRAÇÃO DO HOSPITAL ONDE TUDO ANDA AO DEUS DARÁ? E PORQUE VOU PAGAR UNA FACTURA COM DOIS ANOS ACUMULADOS SE NEM SEQUER SEI SE ESTÁ CERTA OU ERRADA? ONDE ESTÃO AFIXADOS OS PREÇOS DAS ANÁLISES, DAS IMAGENS E QUEJANDOS? ONDE ESTÁ O GÉNESE DE
    CADA ACTO CLÍNICO OU DE DIAGNÓSTICO E RESPECTIVA FÓRMULA PARA PODERTMOS CONFERIR? A AFMINISTRAÇÃO NÃO SABE QUE EXISTE EM CURSO SUPERIOR UMA DISCIPLINA DE "ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS" PRECISAMENTE PARA
    AJUDAR A ORIENTAR E ESCLARECER COMO SE DEVE FAZER, ISTO OU AQUILO,
    NO INTERESSE GERAL DOS UTENTES E DOS HOSPITAIS. IRRA, É PRECISO ANDAR TUDO À BALDA PARA ENCHER OS BOLSOS! E O MEXILÃO QUE SE LIXE.

    ResponderEliminar