2010/04/16

Festa da flor no Funchal-Ilha da Madeira


Os festejos iniciam-se na quinta-feira, 15 de Abril, com a abertura do Mercado das Flores, na Placa Central da Avenida Arriaga, a Exposição da Flor, no Largo da Restauração e a construção de delicados tapetes florais ao longo das principais ruas do Funchal.
No Sábado, pela manhã, milhares de crianças participam no Cortejo Infantil, cada uma com uma flor para colocar num mural denominado “Muro da Esperança”, localizado na Praça do Município. A construção do muro termina com uma largada de pombos e um espectáculo infantil.
No Domingo acontece outro deslumbrante evento, o Grande Cortejo da Flor, que consiste num desfile em que centenas de figurantes e carros alegóricos alusivos à flor, atravessam sumptuosamente a cidade ao som de músicas em harmonia com a Festa, exibindo conjugações de uma multiplicidade de espécies florais típicas da ilha, deixando no ar suaves e efémeros perfumes.
A Festa da Flor, uma das festas mais coloridas da Ilha, para além de homenagear as flores da Madeira, dá continuidade às genuínas tradições madeirenses e transforma a cidade do Funchal, durante vários dias, num palco maravilhoso, onde ocorrem as mais variadas manifestações artísticas e culturais.Este emblemático cartaz turístico será vivido ainda com maior intensidade pelo povo madeirense pois será o marco decisivo para o ponto de partida do renascimento do Arquipélago da Madeira após a intempérie de 20 de Fevereiro de 2010. Até parace no continente!

6 comentários:

  1. Obrigada Zé. é sempre reconfortante chegar a um blogue e ouvir falar da nossa terra. Já te estou a seguir e não te perco. Obrigada tb pelas visitas aos meus blogues. Volta sempre serás bem vindo.

    ResponderEliminar
  2. Olá jose: Flores como eu gosto de flores ja escrevi que era jardineiro, Primavera em flor, jadim das minhas flores sempre e sempre flores acabo por dizer que escrevo para os meus amores e minhas eternas flores, mas para mim as flores são todas belas, não há flores feias, mas a maior parte das vezes quando me refiro as flores são as minhas amigas e amigos verdadeiros.
    um abraço
    Santa cruz

    ResponderEliminar
  3. É sempre bom aprender um pouco mais. As flores animam a alma, falam fundo com sua sensibilidade e cores ao nosso coração. Gostei do texto.
    Pérolas de luz e inspiração aqui deixo, agradecendo a visita ao meu mundo.

    Eärwen

    ResponderEliminar
  4. Que lindas flores .
    A festa promete ser muito boa
    pelo texto que li.
    Bela idéia ser essa de abrir primavera nos corações fazendo esses eventos .
    abraços , bom domingo

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, meu querido amigo.
    Interessante essa festa das flores. O painel deve ficar lindíssimo, com tantas flores.
    Como ficou o problema da chuva na Ilha da Madeira ?Visitei o seu outro blog, lindo.

    ResponderEliminar
  6. Como ficamos felizes em pertencer ao quadro "Queriaserselvagem". A Ilha da Madeira é a terra dos meus ancestrais. O meu bisavô saiu daí no início do século passado. O meu avô falava demais para nós sobre as maravilhas da Ilha da Madeira e agora eu passo tudo isso para os meus filhos. Parabéns por esse site. Abraços: Vantuir e Adelaide.

    ResponderEliminar