2010/09/07

Já sou emancipado

Tu não morres? É esta frase que muitos conhecidos meus me atiravam quando eu os alertava para os problemas de saúde que poderiam advir do facto deles fumarem.
É repugnante, quando, ainda antes de entrar esta lei, no restaurante onde almoço diariamente, via clientes que ali entravam e que não vinham a fumar, mas que após acabarem de entrar pegavam no maço de tabaco, arrancavam um cigarro e acendiam–no . Isto acontecia principalmente com jovens entre os 18 e os 25 anos, e com maior incidência no sexo feminino. Isto para quê? Para poderem mostrarem que já eram emancipadas.
Hoje em dia, apesar da informação existente que alerta para o perigo de morte, existem mais jovens a entrarem neste mundo do tabagismo, e, no meio onde vivo, 70% são femininos.
Não sei como é que foi noutros tempos, mas hoje em dia, começam a fumar aos 13, 14, e 15 anos. Isto é uma forma de afirmarem a sua emancipação. “Não importa se o tabaco está a derramar uma camada de alcatrão por todo o meu sistema respiratório e me provoca doenças como o cancro ou mesmo que me mate a curto ou longo prazo!”. Sinceramente… matem-se mas façam-no longe de quem não fuma, para que não possamos morrer também como fumadores passivos.

2 comentários:

  1. Quem não fuma sofre mais que o fumante,a fumaça que sai da ponta do cigarro é pior do que a fumaça que entra pela boca do fumante, tem muito mais substâncias tóxicas e cancerígenas
    Por isto José, não tenho nada contra quem fume, mas que seja bem longe de mim...
    Grande abraço e tudo de bom pra ti...Bjsss

    ResponderEliminar
  2. Isto e uma pena para esses menores que já se nortearam no vicio de fumadores, quando vão atingir as idades maiores o que será.Mas contudo não vamos se fatigarem sendo encarregados vamos aguentar esses pesos. Porque não sai fumo sem fogo, talvez e por falta de bons responsáveis.....

    ResponderEliminar