2010/04/12

Direito a tudo e direito a nada


Como é do conhecimento geral, Angola foi colonizada pelos portugueses cerca de 500 anos. Colonizar, Racismo, Tribalismo e escravatura, são coisas que já deveriam terem sido abolidas á muito tempo, ou melhor… nunca deveriam terem existido.
Neste momento, o que mais me entristece, é saber que em Angola, país que amo, tanta gente morreu para acabarem com o colonialismo. Quando os portugueses foram obrigados a sair, acabou-se com a colonização mas os partidos entram em confrontos a fim de ver quem é que ficaria com o poder, sem que o povo tivesse direito ao voto. Durante os 30 anos que se seguiram, entre uma carnificina infernal de irmão com irmãos, numa guerra “tribal”, o MPLA consegue á força o poder com a ajuda de cuba através de material bélico e homens.
Os verdadeiros patriotas estão condenados a terem que viver com o braço de ferro do Zé Du. Os filhos de Angola, os verdadeiros patriotas, vão ter que gramar com a nova colonização feita por empresas estrangeiras com maior destaque para a China. Estes novos colonizadores são muito perigosos! Pouco a pouco vão-se apoderando de tudo, com o apoio do Zé Du, que recebe cerca de 30% e o povo que se lixe! O povo, o verdadeiro Angolano, esse nunca vai usufruir das riquezas do seu país. Por enquanto, só alguns capangas de Zé Du, terão também oportunidade de extorquirem riquezas da nação.
Tal como acontece actualmente, e no futuro será muito mais, os novos colonizadores extorquirão riquezas de Angola deixando, assim, o povo na miséria. Aquela gente não merecia! Depois de terem perdido a família em lutas armadas, e ficarem tantos mutilados de guerra, vem o capitalismo internacional a sulcar-lhes o petróleo, os diamantes, a produzirem géneros agrícolas e a construírem obras, com mão-de-obra vinda da China e até de Portugal.
Se os antigos colonizadores retiravam para fora de Angola riqueza, isso não representava 5% do que é hoje retirado. Desta forma, pelo que me apercebo, não leva mais que uma década, os Angolanos vão serem governados e oprimidos, pelo capitalismo estrangeiro. As superpotências económicas internacionais, vão amarfanhar Angola e os Angolanos como um Leão amarfanha um coelho.
Isto entristece a minha alma…

2 comentários:

  1. ó prometido é devido. já estou a aqui a retribuir a visita ao meu rural. gostei da lição de história e do percurso de vida. volte ao meu rural e ao outro que tenho :avogi. obrigada pelo convite.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente esta Angola é do senhor José Eduardo dos Santos. O homem que maltrata angolanos

    ResponderEliminar