2010/04/25

Vivemos numa crise generalizada


Vivemos numa época de crise social, económica e, principalmente, crise da justiça e de valores. A meu ver, a crise de valores foi responsável por desencadear a crise social, económica e da justiça. A meu ver, também, a crise de valores e da justiça generalizam-se devido ao facto de os Direitos se terem suplantado aos Deveres. É o Direito dos Trabalhadores, das Crianças, os Direitos Humanos, dos Consumidores, o direito a Subsídios (por tudo e por nada), o direito a receber o vencimento mesmo estando suspenso de funções, o direito à greve, o direito ao crédito, o direito à formação, o direito à habitação etc…
Generalizaram-se de tal modo os direitos das pessoas… que, hoje, pouco se fala dos deveres! Houve, e ainda há, um abuso sistemático desses direitos adquiridos. E, a reboque de tantos direitos, criou-se uma cultura de facilidades e facilitismos, onde as obrigações são esquecidas e as punições pelas faltas não são aplicadas. Criou-se, assim, gerações irresponsáveis, mal criadas, pouco cumpridoras e pouco produtivas.
Voltar a interiorizar os deveres é, para algumas pessoas, quase inconcebível. E, a punição severa pelas faltas é quase uma afronta.
Quem nasceu até à década de 60 inclusive (onde eu me incluo) sabe bem como as coisas mudaram em termos de educação e liberdade, nomeadamente no caso das crianças e adolescentes. Na minha infância e adolescência, a maneira como eu e muitas outras pessoas fomos educados é hoje condenada por alguns educadores e psicólogos, mas o que é que a minha geração e as gerações anteriores à minha – educadas em regime de (quase) ditadura – tinham a noção do que era a responsabilidade e o respeito pelos mais velhos (pais, tios, avós, etc.): o respeito pela Autoridade (policia, tribunais, etc.)… Neste momento já ninguém tem respeito por ninguém… Os alunos não respeitam os professores, muitos filhos não respeitam os pais, muitos empregados não respeitam os patrões, muitos reclusos não respeitam os guardas prisionais, muitos cidadãos não respeitam as ordens dos tribunais… É uma verdadeira bagunça! Principalmente nas gerações mais novas.
Desde que não haja um abuso sistemático de poder a hierarquia deveria ser sempre imposta e respeitada. Nas prisões, os guardas deveriam impor a ordem sobre os reclusos. Os reclusos não gostam?! Então deveriam ter pensado melhor antes de cometerem crimes e irem presos! Nas escolas os professores deveriam imporem a ordem sobre os alunos. Os alunos não gostam?! Então que fiquem em casa! Em casa, os pais deveriam impor a ordem sobre os filhos. Os filhos não gostam?! Paciência. Nas empresas os patrões deveriam impor a ordem sobre os seus empregados. Os empregados não gostam?! Então que procurem outra empresa para trabalhar, pois tenho a certeza que, se for um bom profissional, o patrão tudo fará não o perder! Na sociedade os tribunais deveriam impor a ordem sobre os cidadãos. Os cidadãos não gostam?! Há sempre a hipótese de recorrer a tribunais superiores. Etc.. Tenho a certeza de que se a hierarquia fosse respeitada, esta e as outras nações, mal habituadas, não estariam atoladas numa crise generalizada (social, económica, de valores e de justiça).

4 comentários:

  1. Olá, José! Neste Dia da Liberdade, é bem pertinente a sua reflexão: à força de tanto se falar de Liberdade, parece que, demasiadas vezes, se confunde com libertinagem: a verdadeira Liberdade só se efectiva na relação com o outro e, se assim for, terá implícitos os deveres de cada um, traduzidos, na prática, no respeito pelo outro e, em última análise, do próprio!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. JOSÉ, SABE AQUELES MOMENTOS, QUE PENSA EM DESISTIR DE ALGUMA COISA, EU ESTAVA AQUI QUERENDO DESATIVAR MEU BLOG, PENSANDO COMO FAZE-LO DE UMA FORMA GENTIL, POR RESPEITO AOS AMIGOS SEGUIDORES, A MUITOS ME AFEIÇOEI, COMO O QUERIDO QUICAS, PESSOA EXTRAORDINÁRIA, QUANDO APARECE VC, EU VEJO TANTO FORÇA E ESTIMULO EM TI QUE ME ENVERGONHEI, O QUE ME DOI, POSSO SIM SUPERAR, DOER CLARO QUE VAI, MAS A VIDA PODE SIM TER VITORIAS, OBRIGADA POR SUA CHEGADA NA HORA CERTA, SEJA BEM VINDO EM MEU CANTINHO, QUE APARTIR DE HOJE FICA SENDO SEU TB, BJOS NO CORAÇÃO, VOLTAREI E COMENTÁREI.

    ResponderEliminar
  3. Cresci ouvindo: "A sua liberdade termina, quando começa a do seu semelhante". Acho sensato que as pessoas tenham a devida noção de seus deveres. Penso que isto, nos aproxima do respeito e amor ao próximo. Não podemos ser egoístas o bastante, para acreditar que se estivermos confortáveis, que se danem os demais. Somos seres humanos e foi-nos dado o dom do raciocínio, mas para que funcione, é necessário que o ativemos.
    Gostei muitíssimo do tema que escolheste!

    Beijocas!!!

    ResponderEliminar
  4. Vivemos no auge do Euismo. Pena neh?
    Bjos achocolatados

    ResponderEliminar