2010/03/03

Debate na A. R. no dia 06 de Dezembro de 2007


O Primeiro-Ministro José Sócrates, como sempre, fala com um tom de autoritário e arrogante. Fala muita vez na consolidação, consolidação esta, que é feita á custa do sacrifício do cidadão que menos ganha, criando-lhes cada vez mais impostos atrás de impostos. Falou nos benefícios que tiveram os Docentes, alunos e os jovens que já conquistaram emprego e os que estão á espera do mesmo. Consolidação pelo lado certo, com menos despesa baixou o défice público que se encontra agora abaixo dos 3% e a produtividade de 1.5.
Se a memória não me falha, quando este Ministro, gabarolas, tomou posse em 12 de Março 2005 já a produtividade havia crescido para 1.5. Também disse que favoreceu as pensões mais baixas e as por invalidez, pensões estas que, estavam abaixo dos 600 euros. Falou, ainda, no apoio á natalidade e família criando assim mais creches para os filhos dos trabalhadores. Falou, por várias vezes, na culpa das coisas mal dos governos do passado. Será que se referia ao governo Gutérrista do qual, também ele, fazia parte e que cobardemente fugiram, desistiram de governar e deixaram a casa desarrumada?
Sócrates é um Primeiro-Ministro que vem de um governo que fugiu porque sentiram-se com falta de capacidade para governar o país. Os louros que este governo pode ter são o reflexo da boa gestão que vem do governo do PSD. Ele, Primeiro-ministro, tentou sempre, durante o debate falar do passado porque sabia muito bem, que nada de novo tinha para apresentar aos portugueses e que os portugueses estão descontentes com a sua desgovernação. Tudo o que prometeu falhou e até fez o que havia criticado, por exemplo; quando o governo do PSD passou o IVA DE 17% para os 19% ele passa-o para os 21%! Paulo Portas até o apelidou de “Canal Memória” aconselhando-o a mudar de canal e alertou-o de que o contribuinte é que está a combater o défice, porque este governo criou impostos de tal forma que os portugueses pagam, no mínimo, 600 euros a mais do que pagavam por ano. Sócrates diz que; este orçamento baixa o IRS. Na minha opinião, isto é um tapa olhos, porque com uma mão dá um grão com a outra tira um punhado de grãos. Mas se temos de recordar a história de 32 anos de democracia então a realidade é esta: “Sempre que o PS (Partido Socialista) é eleito só desgoverna! Desarruma a casa e o PSD (Partido Social Democrata) é que a tem de arrumar”. Esta é que é a pura realidade! O Presidente da Republica de então, Jorge Sampaio, aproveitou que o PSD arrumasse a casa para de seguida derruba-lo para que houvesse eleições antecipadas e que o PS com José Socrates, podesse vir a ganhar, e, então, José Socrates usasse a arma da mentira com o seguinte slogan “Eu vou criar 150.000 empregos”. Os poucos que ainda continuam a acreditar em promessa lá elegeram este “Simplex Sócrates”, sem ter maioria absoluta, e passado um ano já andavam todos a gritarem e em greves porque o que ele fez foi colocar 150.000 no desemprego. Ele foi bombardeado, neste debate, pelos líderes parlamentares, com assuntos reais mas ele acabou por tentar se defender, dizendo tanta coisa e nada disse. Os portugueses ficaram a saber o mesmo. Este é sem sombra de dúvidas, o pior de todos os Primeiros-ministros pós 25 de Abril. Falou, ainda, por várias vezes no benefício que este orçamento tem na assistência á procriação assistida. Será que este é um assunto de tão relevo importância para o cidadão?
Como devem ter notado, Sócrates, neste debate, repetiu várias vezes o mesmo assunto e chegou mesmo a ponto que já gaguejava, patinava com a língua e tentava arrancar da cabeça (oca) argumentos para se defender do bombardeamento a que era alvo! Nunca chegou a dar respostas concretas sobre os assuntos que os lideres parlamentares lhes faziam, limitando-se apenas a ficar pelo “se, se, se”… Este Primeiro-ministro e seu governo não trouxeram, neste debate, nada que já não soubéssemos. Limitou-se a fazer o que os papagaios fazem; “repetir e gargarejar vezes sem fim”. É que as verdades doem. Este governo disse, nessa altura, prever baixar os impostos no ano 2009, podera! Isto pelo facto de nesse ano haver eleições legislativas. Que boa noticia nos truxe neste debate!... sincéramente!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário