2010/03/22

TRABALHO INFANTIL EM PORTUGAL, É CLARO!

De á uns anos a esta parte tenho ouvido, bastante, falar-se na “exploração de mão-de-obra infantil”, em, “trabalho infantil” e em Instituições e Organizações que combatem esta prática. E, ainda, de que “o trabalho infantil é proibido”. Tudo isto não passa de uma grande farsa e, estas Organizações e Instituições, não funcionam, nem querem funcionar, e só servem para terem, em gabinetes, pessoas com grandes ordenados e fazem de conta que não sabem o que se passa em Portugal, isto para não falar no que vai nos outros países. Acham que estou errado? Então eu pergunto: -Quem não se lembra, d’aquela criança que, dos 6 aos 12 anos, e mesmo, até aos 16, pisou em tantos palcos cantando canções brejeiras e imitando o Quim Barreiros, o pequeno Saúl? Era pago, e se era pago é porque trabalhava. Tanto dinheiro essa criança ganhou e hoje, que já é homem, praticamente nada tem! É triste mas isto é ou não é trabalho? Mas há mais! Todos os dias é passado, nas televisões, novelas onde trabalham dezenas de crianças. Quando se pergunta a um adulto, “em quê é que trabalha”, e se esse adulto responder que “é actriz e trabalha na produção de novelas”, será que essas crianças não vão responder a mesma coisa? E será que essas mesmas crianças não são pagas? Só estou a falar n’aqueles que vemos…e os que não vemos? E será que não existem crianças que deixaram de andarem na escola para darem serventia a pedreiros e em outros trabalhos, nos grandes Urbes e até mesmo no interior do país? Este é o tal mundo Irreal de que já falei numa outra crónica minha num outro jornal. Os países e pessoas que vivem nos lugares que chamam de civilização fazem-me pensar: O que é isso de «civilização»? É ser-se irreal? Viver-se de sofismas?

Sem comentários:

Enviar um comentário