2010/03/19

Isto é um crime


Rui Pedro Soares ganha mais do que 210 trabalhadores do Call Center juntos, com rendimento anual de 1,53 milhões de euros.

Zeinal Bava e Henrique Granadeiro ganharam mais de 4,1 milhões de euros. O presidente da Portugal Telecom (PT), Zeinal Bava, ganhou em 2009 mais de 2,5 milhões de euros, correspondentes ao salário-base e aos prémios plurianuais (2006-2008) que a empresa paga ao fim de cada triénio de mandato. Isto representa um ganho diário de 6905 euros. Henrique Granadeiro recebeu (2006-2008) o equivalente 4575 euros dia. Rui Pedro Soares, do processo “face oculta” e protagonista da tentativa de compra da TVI pela PT, recebeu diário 4200 euros. O ex-administrador recebeu mais, em 2009, do que os 210 empregados que trabalham nos call-centeres da empresa. No total, o Grupo PT gastou em remunerações com os seus gestores de topo mais de 11,3 milhões.
Jorge Coelho, ex-ministro, recebeu na Mota-Engil 1917 euros dia. Ana Maria Fernandes, administradora executiva da EDP Renováveis, recebeu 676 euros dia.
Jorge Coelho ganha dez vezes mais do que o Primeiro-Ministro José Sócrates, enquanto Zeinal Bava ganha 33 vezes mais do que o chefe do Executivo que decide sobre a ‘golden share’ que o Estado tem na empresa. Já em relação a Rui Pedro Soares, o amigo de José Sócrates ganha 20 vezes mais na PT do que o primeiro-ministro.
Nos planos de reformas, para além dos ordenados-base e dos prémios de desempenho, muitas atribuem regalias ao nível de planos de reforma aos seus gestores de topo. É o que acontece, por exemplo, na Mota-Engil, mas apenas para os administradores (sócios-fundadores). Este plano permite que a reforma corresponda a 80% do salário auferido ao tempo da aposentação.
O António Oliveira Salazar… no teu tempo também assim era?

1 comentário:

  1. Pois é... falam tanto dos pretos africanos (também há pretos europeus e americanos), que estão igualzinhos ou piores que eles. Bem podem dizer que é dinheiro do salário, de prémios de gestão, o caraças. Ganham mais que o chefe do executivo, pois... Sendo este “eng.”, será que não engendrou uma engenharia financeira para ficar com, digamos, 30% dos salários e prémios atribuídos a esses super-executivos? Pois, se estão iguais ou piores que os pretos...
    Ah, por falar em pretos e roubos lembrei-me da Roben Island, onde Nelson Mandela esteve preso. Já que há apartheid de salários, Roben ilha com esses hiper-assalariados. Podem muito bem ir pra lá catar sal...
    Sds da Muleka

    ResponderEliminar