2010/03/12

Que homens, futuramente, irão governar este país?


Numa esplanada de um bar, na vila onde vivo, estava eu entretido a ler o jornal, e, numa mesa ao lado, estavam 4 jovens com idades compreendidas entre os 17 e 18 anos. Como um deles é meu conhecido e amigo, desde que nasceu, perguntei-lhe onde andava a estudar e o que estudava. Respondeu-me que estava a tirar o curso de electricidade já há dois anos. Perguntei-lhe então para que servia um condensador? Depois de algum tempo a pensar, o jovem respondeu-me que não sabia. Perguntei-lhe, novamente, para que servia um transformador. Tal como aconteceu na primeira pergunta, pensou e respondeu que não sabia. Para terminar, mais uma vez, perguntei-lhe para que servia um disjuntor. Numa risada, juntamente com os colegas, respondeu “Sei lá”. Então perguntei-lhe o que andava lá a fazer. A resposta foi que, só andava lá (na INTEP) por causa do dinheiro que recebia por mês. Houve alguém, com mais de 40 anos, que ao ouvir a conversa respondeu que no tempo dele, para estudar não se ganhava.
Eu, aconselhei-o a abandonar os estudos e a procurar emprego como servente de pedreiro e juntar o dinheiro suficiente para comprar um bilhete, só de ida, e que fosse viver dentro da Amazónia ou numa outra selva na Ásia ou África, porque neste sistema, civilizacional, o futuro dele estava em risco.
Totós, de telemóvel na mão, ele e os colegas, deram uma grande rizada.
Afinal, pergunto, que país e que sistema é este, onde se paga para estudarem e acabam o tempo saindo dos estudos tal como entraram? É que, pelo que me apercebi, todos eles andavam no mesmo curso, mas, nenhum deles me soube responder.

1 comentário:

  1. Realmente é mau quando se anda a estudar apenas pelo interesse económico...Parece que já nem se valorizam os conhecimentos e comptencias tecnicos que hoje são tão precisos. Estes jovens têm oportunidade de os adquirir e de se valorizarem e não aproveitam

    ResponderEliminar