2010/01/22

“ELES COMEM TUDO, ELES COMEM TUDO E NÃO DEIXÃO NADA”




O título deste meu artigo, pertence a uma canção do, já falecido cantor revolucionário, Zeca Afonso, que no tempo do fascismo se opunha ao regime. Ficaria muito bem, ás rádios hoje em dia, passarem constantemente esta música e atribuírem-na aos actuais políticos. É lamentável que no passado dia 26 de Junho de 2008 um canal de TV veio anunciar que em Portugal o salário de Administradores equivale a 32 vezes mais o salário mínimo, enquanto, na Holanda, este ordenado, não ultrapassa 10 vezes mais o ordenado mínimo holandês que é cerca de três vezes mais que o português. Também, ainda no mesmo canal televisivo dizia que, existem mais de 100 milionários, em Portugal, com fortunas acima de 34 milhões de euros!
Num outro canal televisivo, no mesmo dia, ao mostrarem os autocarros eléctricos em Coimbra, os directores daqueles serviços, anunciam, estarem já a negociar com empresas construtoras, a compra de novos autocarros e que estavam em contacto com a Republica Checa para verem o melhor que por lá se fabrica.
Estas coisas, para mim são revoltantes! Em relação aos ordenados, o estado que se diz ser virado para as causas sociais, não deveria permitir que um administrador ganha-se mais que o ordenado do Presidente da Republica, ou, cinco vezes mais o ordenado mínimo nacional, e o ordenado mínimo subiria para o dobro. Ainda, quem tivesse fortunas acima de um milhão de euros seriam confiscados pelo Estado.
Com respeito aos autocarros eléctricos de Coimbra, conhecidos pelos «Pantufas» foram colocados a funcionar nos anos 40, com tecnologia da EFASEC empresa esta sedeada no Porto. Como é que uma Republica Checa, que viveu no Pacto de Varsóvia, ao mando da União Soviética, com atrasos profundos, actualmente com uma democracia com poucos anos e que aderiu á União Europeia recentemente, consegue usufruir de melhores tecnologias e de infraestruturais acima de Portugal!?
Ao falar com um “Checo”, residente em Soure, ele disse: “Na minha terra é tudo mais lindo, as pessoas estudam gratuitamente e saem com grande qualificação para o ramo de trabalho. O pior é que a remuneração é muito baixo, mas também não existe um desnível tão grande, em relação aos ordenados, como em Portugal”.
E para terminar. A China inaugurou, á pouco, um dos maiores aeroportos do mundo. O aeroporto que vai ser construído em Alcochete, é muito, mas muito mais pequeno, mas não duvidem que vai custar o dobro ou o tripulo daquele aeroporto Chinês.
Em Portugal até existe quem compre o direito aos lobis, como é o caso de Martins Lampreia, da Omniconsul, que é um dos cinco mil lobistas acreditado no Parlamento Europeu. Estes, depois trabalham com outros lobistas não acreditados.
A começar pelo estado, passando pelo futebol e acabando em empresas financeiras, é só corrupção. À uns meses a traz, no momento em que escrevia este artigo, veio o Bastonário da Ordem dos Advogados dizer que: “João Vale e Azevedo têm razão ao dizer que a justiça em Portugal não funciona”. Fica-te por aí João… e não te entregues, isto é um país de sanguessugas, onde existem bodes expiatórios e que funciona pior que a PIDE. Por causa destas coisas e de outras é que a Democracia já me desiludiu. É lamentável!

Sem comentários:

Enviar um comentário