2010/01/22

Ponte sobre o Tejo, Alcântara/Caparica




Por várias vezes me desloco á Costa Da Caparica em visita a familiares meus. Todas as vezes que apenas entre na Ponte sobre o Tejo, ao ver a beleza daquela obra e a utilidade que tem na ligação das duas margens, recordo-me logo do grande estadista que a mandara construir, “António Oliveira Salazar”. Não concordo e nunca irei aceitar o facto de lhe terem tirado o nome “Ponte Salazar” para passarem a chamarem-lhes de “Ponte 25 de Abril”. Que raio de utopia é esta? Onde é que alguém era capaz de construir uma ponte num só dia? Por altura da inauguração, em 1966, que eu saiba, não foi Salazar quem escolhera dar o seu nome á ponte..! Outras pessoas, tal como sucede hoje em dia, escolheram o nome e a baptizaram. Concordo que quisessem ter um monumento alusivo ao dia 25 de Abril de 1974, mas para tal teriam de o construir. Existem várias ruas com o nome de estadistas e ainda á poucos anos foi construído mais uma ponte sobre o Tejo e deram-lhes o nome “Vasco da Gama”. Se este homem merece ter o seu nome destacado n’uma ponte muito mais merecia António Oliveira Salazar. Se Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia, outros, tal como Diogo Cão que encontrou o território Angolano, Pedro Alvares Cabral descobriu o caminho marítimo e chegou ao Brasil, mas eu pergunto; o que é que isso nos valeu? Fomos os maiores descobridores e no entanto se não estivéssemos integrados na União Europeia morria-mos todos á fome ao invés que, por exemplo, a Alemanha nada descobriu e potencialmente é um dos países mais ricos. E aquelas rotundas e pequenos parques com os nomes de governantes ainda vivos que proliferam por todos os sítios?
O monumento ao Cristo Rei, de braços abertos virado para Lisboa, até parece querer abraçar todos os que circulam n’aquela ponte. Também ele foi mandado construir na governação de António Oliveira Salazar. Aqueles que tiveram a atitude de retirar o nome de Salazar á Ponte são uns traidores da pátria. Um verdadeiro patriota não poderia imaginar que aquele nome não poderia continuar na mente dos portugueses..! Porque ele, Salazar, foi um grande estadista e conduziu sempre a nação pelos bons caminhos. Ele faz parte da nossa história e a história não é feita só de coisas boas ou más. Cada tempo é um tempo e se Salazar foi um mau governante sempre houve bons e maus e ainda hoje existem, e cada vez mais, maus governantes. Quem não se lembra dos bastantes navios (paquetes) que tínhamos? Dos grandes estaleiros navais “Lisnave e Setnave”, da Siderurgia Nacional e das dezenas de grandes empresas que funcionavam com estabilidade…onde estão? E as 800 toneladas de ouro que Salazar deixou á Nação?
Quando na Segunda Guerra Mundial Aristides livrou milhares de Judeus de serem executados passando-lhes vistos para que entrassem em Portugal também Salazar recebeu-os, não os perseguiu nem os mandou matar. Não fora ele (Salazar) quem salvou Portugal da banca rota em que havia mergulhado? Diz-se que ele castigou duramente muita gente. Será que hoje não existe muita gente que deveria serem bem castigados? Aquela mulher que vê o amante a ter práticas sexuais com a filha de 50 dias; os pais que mataram a filha e que, segundo se consta, até a cortejaram e deitaram-na aos porcos; a mãe que matara a filha de 2 anos a pontapé; aqueles incendiários que põem em risco os bens e as vidas das pessoas; e ainda os que assaltam á mão armada, bancos, bombas de combustível ou pessoas indefesas! Não mereciam que lhes fosse feito coisas piores do que as que Salazar mandara fazer? Quem não pensa assim não é de bom senso nem de bom carácter. Para mim aquela Ponte continuará a ser conhecida de “Ponte de Salazar”, e no meu ponto de vista, duvido muito, que Portugal volte a ter, no poder político, um homem tão patriota como ele fora.

2 comentários:

  1. É isso mesmo! Concordo plenamente consigo. Convido-o a visitar este blog : http://zemacario.blogspot.pt.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Só é pena que grande parte dos portugueses não pense assim. Para mim ele sempre será "Salazar o salvador da Pátria"

    ResponderEliminar