2010/02/14

DEMOCRACIA… ONDE ESTÁS?

Há 35 anos que se comemora o dia 25 de Abril. Poucos anos se passaram, mas para alguns, nem sabem os porquês. É um feriado igual a tantos outros que se faz recordar através de algumas músicas de Zeca Afonso e outros músicos que contestavam e denunciavam cantando e lutando, a seu modo, pela democracia.
Como tantos outros, este acontecimento é recordado num só dia do ano. Não admira portanto, que a juventude ignore o 25 de Abril para o seu país, o fim da ditadura e o início da democracia. E que devem esse facto, ao inconformismo de alguns e a morte de tantos que provocou a dor e a revolta de um povo pacifico. Será que os jovens portugueses conhecem o significado de ditadura, ou democracia?... Tenho dúvidas…
Alguém questiona se nós vivemos realmente numa democracia, pelo menos o povo votou nos governantes que nos “desgovernam”. Mas quando ouvimos certos ministros e ministras, duvidamos que se chame democracia ao actual sistema político. A Ministra de Educação tem tentado impor um sistema de avaliação dos professores, transportado do Chile país pouco desenvolvido da América do Sul. Impõe igualmente um “Novo Estatuto do Aluno” transportado da Finlândia país Nórdico desenvolvido. Ambos os países com realidades bem distintas da nossa. Do Chile, nada sei, mas da Finlândia chega-nos imagens de salas de aula com poucos alunos, cada um deles com um computador para trabalhar e escolas apetrechadas com todos os meios necessário. Porem, a nossa realidade é bem diferente: escolas com pouquíssimos meios e em avançado estado de degradação. Há falta de computadores, há falta de funcionários, a falta de meios de segurança, etc. etc. Não há condições. Concordo totalmente com o professor Marcelo Rebelo de Sousa quando afirmou num programa da RTP 1 que «o Ministério de Educação constituiu os professores como bodes-expiatórios de tudo o que está mal nas escolas e que os professores são desautorizados, e humilhados com o novo sistema de avaliação. Que o “Novo Estatuto do Aluno” é um convite ao lascismo. Esta é uma forma de um professor se poder vir a sentir cobaia na jaula do laboratório».
Um amigo meu, professor, numa conversa de café, contou-me que os alunos lhes mandam piadas como: “Ó professor, veja lá que eu também vou avaliá-lo…” e “A ministra disse que chumbar um aluno fica muito caro ao país”. É humilhante! Eu não queria estar na pele de um professor hoje em dia!
A marcha e manifestação efectuada pelos 90 mil professores de todo o país foi ignorada pelo ministério de Educação. Somente os sindicatos obtiveram algumas vantagens. É democracia desprezar a manifestação de tantos?..

E com tudo isto, vem agora o governo a querer controlar os media querendo implantar a senssura. Foi para isto que se fez a revolução? Eu preferia o governo do saudoso Salazar.

Sem comentários:

Enviar um comentário