2010/02/23

A tristeza que me deu prazer


Hoje vou falar de futebol, mais propriamente do EURO 2008, de Luis Filipe Scolari, Cristiano Ronaldo e Deco. Quanto ao EURO 2008: logo no primeiro jogo vi que Portugal só iría resistir ás equipas mais fracas. Portugal, no EURO 2004, foi á final e... perdeu. No mundial de 2006 foi ás meias-finais e... perdeu. No mundial de 2010, na África do Sul, se for para cumprir com esta descida linear, serão derrotados logo na primeira volta. Quanto ao Cristiano Ronaldo, é um mito futebolistico. Utiliza o nome como imágem de marca que lhes foi criada pelos media, só consegue jogar se estiver rodeado de super jogadores. Para mim, o "mistico craque", nunca fez nada, não tem o valor que lhes atribuiem. Para fazer figura em Portugal, este mistico, só se for no Benfica porque está lá, agora, o Jesus e os jogadores levam-lhe a bola até perto da baliza.

Luís Filipe Scolari, como seleccionador, não presta e não mereceu o dinheiro que recebeu dos portugueses, nunca me convenceu. Mas como em Portugal, sempre tiveram o uso de que, o que é nacional não presta, chega cá um Brasileiro, que pode nem prestar no Brasil, mas fala brasileiro, dá uns pontapés na bola, os media fazem logo dele um craque. Tive muita pena de Portugal não ter chegado à final, mas por outro lado, gostei da derrota de Scolari.

O Deco: convenceu-me, parecia um rato, nem dava para perceber se era lateral direito, esquerdo ou ponta de lança. Ele estava em todo o lado. Para mim, foi o jogador de eleição.Temos jogadores, portugueses, que já não jogam mas encontram-se ligados ás equipas, e que, ficaram bem reconhecidos no mundo do futebol. Apostem nestes antigos jogadores! Dêem-lhes cargos de treinadores e selecionadores! Isso de apostarem em estrangeiros é uma ilusão! As equipas de futebol português, já não são as equipas dos anos 60 e 70. Actualmente, para mim, são mesmo as piores da Europa.

O Zé Mourinho não é bom!.. assim como o Scolari não é bom! Eles têm é a sorte de treinarem equipas que, já por si, são boas. Os jogadores se tiverem jeito para futebol e boa vontade não é preciso treinador algum. Isso de treinadores é uma ilusão de fanáticos de futebol e que outros aproveitam para ganharem ordenados chorudos. Conheci rapazes negros em Angola a jogarem futebol, nos terreiros de secagem de café nas fazendas, onde as balizas eram feitas de estacas com uma trave atada, que nunca souberam o que era um treinador, mas conheciam todas as regras de futebol, e, se viessem jogar ao lado dos nossos actuais jogadores, davam-lhes um baile. Mas, enfim... nós vivemos num mundo onde tudo são fantasias e ilusões...

1 comentário:

  1. é essa vida de futebol.,.,-,!!! é isso mesmo que dizeste nós vivemos num mundo onde tudo são fantasias e ilusões...
    que-.-. comparação ,-,-,.-,.- é sua opinião mas é certa

    ResponderEliminar