2010/02/08

Festa de Nssª Senhora das Candeias




No dia 2 de Fevereiro, em Laborins – São Pedro de Alva – Penacova, o dia rompe em alvoroço por toda a aldeia (Laborins, Carvalhal e Beco). É dia de Festa e pelas 9h a Banda Filarmónica de São Pedro de Alva dá inicio a tocata no Cabeço do Carvalho junto à casa da minha prima Alice Sousa, e seguem até que se chegue as 10 horas para que tos os convidados, famílias e os elementos da musica, possam ir comer a primeira refeição que é o tradicional e maravilhoso arroz de fressura. Depois, a banda lá segue percorrendo o resto do lugar enquanto se vão deitando uns foguetes para o ar. Às 12 horas tem-se a missa e de seguida a procissão, no final desta, são vendidas as fogaças que são oferecidas pelas mordomas. No final deste leilão, que rende sempre, por capricho, uma excelente quantia de euros, cada família regressa a suas casas com os seus convidados e alguns músicos, uma vez que estes são distribuídos para a casa de vários, e então segue-se um almoço com uma ementa fabulosa e que se prolonga até á hora de jantar. Á noite decorre então, no Salão da Associação Laboriense, um baile com um grupo musical, onde todos vão dar um pezinho de dança.
No dia a seguir há, então, um grande leilão de oferendas onde todos oferecem algo e todos compram. Isto tudo dentro de uma harmonia de convívio e onde acaba por render milhares. No final deste leilão, todas as famílias regressão a casa para o jantar e voltar ao baile da noite.
Se a festa calhar a um dia de semana, como foi este ano (2010), na Sexta e Sábado a seguir haverá novos bailes e no Domingo nova missa. Será nesse dia, então, onde se fará o maior ajuntamento de famílias e amigos convidados para a boda, que só podem estar presentes ao Domingo por motivos de trabalho.
É assim, a festa em honra da Nssª Senhora das Candeias em Laborins que, segundo um habitante de Friúmes me disse, é a festa mais famosa do concelho de Penacova. Não sei se corresponde á verdade mas para mim é.
Foi a primeira vez que eu tive o prazer de acompanhar todo o desenrolar desta festa pois só há 5 anos a esta parte é que posso-o uma cadeira de rodas o que, para mim, foi como se costuma dizer, “um milagre”, pois foi como se de um momento para o outro, não tivesse pernas e surjo com pernas, o que me deu uma grande independência. Mas também, o motivo de ter acompanhado todo o desenrolar da festa se deve aos dois Mordomos, meu primo Carlos Sousa (Jóca) e ao António Roma que fora meu colega de escola ainda na Capela de Laborins. Um bem-haja a todos os Laborienses.
Programa de Animação da Festa de 2010
Terça (dia 2) Banda Filarmónica de São Pedro de Alva. À noite, baile com o grupo KAYENE
Quarta (dia 3) Gaiteiros e á noite baile com o grupo HOPUS BAND
Sexta (dia 5) Baile com o grupo IMPACTO
Sábado (dia 6) Gaiteiros e á noite baile com o grupo HI-FI
Domingo (dia 7) Outros gaiteiros para animarem o resto do Leilão.
_______________________________________________________________________________________
A Mordomia de 2010 agradece a todos que apoiaram, mas em especial aos Emigrantes que enviaram as suas ofertas e não poderam estar presentes, um bem haja.

Sem comentários:

Enviar um comentário