2010/02/19

PORTUGAL E PORTUGUESES...PERDA DE IDENTIDADE


Ás vezes dou em mim a penssar em coisas que me deixam muito, mas mesmo muito triste. Tenho muita pena que de uma forma tão rápida, as politicas, surgidas de uma revolução, do 25 de Abril de 1974, tenham contribuído para a nossa pérca de identidade. Afinal, quem somos hoje? Onde está o Portugal, os portugueses e a lingua portuguesa de D. Afonço Henrriques, Luis de Camões e Vasco da Gama? Onde está o Portugal dos herois do mar? Do nobre povo e valente? É muito triste!...Alguns dizem que, no tempo da ditadura de Salazar, havia muita pobreza. Eu vivi 22 anos nesse regime, pertenci á classe dos mais pobres desse tempo, mas o que eu comia era rico, eram alimentos naturais e que pertenciam á gastronomia tradicional Portuguesa e Angolana. Hoje, existem duas classes de pobreza, mas grande pobreza. A pobreza dos que não tem que comer, o pouco que comem é miserável, são alimentos artificiais, conhecidos por “comida plástica”. Outros; comem, vesten-se, pagam casa, carro, água e luz, tudo com empréstimos bancários, depois não podem pagar o empréstimo entram em depressão. Estas são as duas tristes pobrezas que nunca existiram antes do 25 de Abril de 74. Ainda há quem diga mal d’aquele tempo, tempo este que para mim me deixa bastante saudade.
A lingua portuguesa cada vez está mais pobre. Fico estupefacto quando ouço os jóvens, com menos de 30 anos, a falarem uns p’rós outros. A lingua de Camões está a desaparecer. A nossa identidade vai desaparecendo a passos largos. Fizeram desaparecer a nossa moéda que tanta saudade me deixa. E o Ino Nacional, que é o Ino mais lindo do mundo! A maior parte dos jóvens nem sequer o sabem cantar. É triste! Muito triste! Vejam, os espanhóis, a grande velocidade vão tomando conta de portugal. Até já me sinto envergonhado! A reputação, que tinhamos no mundo, já não existe, nem a nossa identidade! Para alem de fazerem desaparecer a lingua e a gastronomia, até a música e a dança desaparecem com a introdução do Rock, Kizomba, Hi-pop, Capoeira, Metálica e outros mais. É assim, a cultura e os hábitos portugueses a desaparecerem.
Já não faltam muitos anos, para que, o meu portugal, plantado á beira mar, conquistado por D. Afonsso Henriques, desapareça e passe a ser uma provincia Espanhóla. É triste! já vi a moéda desaparecer, de seguida vai a bandeira, o Ino Nacional e o orgulho de se ser português, filhos dos heróis do mar, povo valente e imortal. E chamam a tudo isto de, “Globalização”. Ráios partam tal Globalização.

1 comentário:

  1. Caro José, o seu blog possui erros ortográficos. Palavras como "jovens", "imagens" e "raios" não levam acento e "hino" é com h. De qualquer forma, bom trabalho! :)

    ResponderEliminar