2010/02/12

A MINHA LUTA

Nasci uma criança normal como tantas outras, mas, infelizmente aos 22 meses contraí poliomielite e nunca mais andei. Fui para Angola ainda criança, cresci, passei pela adolescência e me tornei homem. Porem, pelo facto de ser diferente, fui negligenciado pelos meus familiares mais directos e como tal não tive direito aos estudos e até mesmo a tentarem encontrar uma instituição para a minha reabilitação física e académica. Fui desprezado. Nunca me faltou comer, mas faltava-me algo muito importante, a minha reabilitação profissional para um dia ser prestável á Sociedade e me tornar independente. Muito novo, já eu comprava livros e me refugiava num canto de casa para a obtenção do conhecimento. Sem frequentar as escolas, aos 18 anos já eu dava aulas a 8 amigos meus de raça negra. Já em Portugal continuei a estudar e de um momento para o outro, sem que os meus pais soubessem, descobriram, dias depois, que eu estava no Estoril, num hotel de 5 estrelas, e um Fiat 127 todos os dias lá me ia buscar para a empresa, inglesa, “Stander Eléctrica” em Cascais onde estava a tirar o curso de electrotecnia. Procurava uma ocupação que me desse o direito a ganhar dinheiro para adquirir o que ambicionava. Comprei equipamento sonoro para animação de festividades, casa, carro, lutei contra todas as barreiras que a burocracia contem, para poder adquirir carta de condução, cadeira de rodas eléctrica etc. etc. e integrar-me na sociedade. Hoje vivo afastado dos meus familiares mais directos porque, depois, de muita coisa ter conseguido adquirir na vida e uma delas era ter uma mulher comigo, o inesperado aconteceu. Os tempos mudaram e eu consegui, sempre, moldar-me às novas formas, não parei no tempo, mas mudar as mentalidades de outros isso não me é possível. E foi este o motivo que, depois de nunca ter tido o incentivo de alguém para me integrar na sociedade e me sentir um homem não deficiente mas sim diferente, depois de tudo o que adquiri lutando e saltando de trampolim em trampolim, vejo-me a ser obrigado a sair da minha própria casa só porque quis ter na minha companhia uma mulher, afastando-me assim dos meus pais a fim de procurar a paz, porque eles, e mais alguém, não aceitaram esta minha pretensão. Saí e fui brutalmente espancado pelo meu pai por não gostar de ouvir algumas verdades que lhe tive de dizer na altura. A minha actual companheira sempre os tratou com respeito, ao contrário do que quiseram fazer ver! Alegavam que tudo tinha acontecido porque a minha companheira bateu na minha mãe! Sofri e continuo-o a sofrer, porque para mim, a minha mãe, é, e será sempre, a maior mulher do mundo! Amo-a muito, e jamais aceitaria que alguém lhe tocasse com um dedo ou a mal tratasse. Encontro-me, com grande dificuldade, pagando uma rende de casa tendo eu a minha própria casa que adquiri por empréstimo bonificado por parte do estado, regalia esta que tem a ver com a minha deficiente. Mas Deus é grande, e como sempre, vai continuar a estar comigo e me ajudando a enfrentar todas as barreiras que me são impostas.

14 comentários:

  1. Não posso deixar de me rir ao ler certas histórias aqui contadas por ti, especialmente a do velhinho Morris vermelho com aquelas manivelas todas que tu conduzias todos os dias, mas aquela de que me recordo melhor é da carrinha Amarela que parecia um Jipe.... sempre a bulir.
    Fico triste por saber por outras pessoas que já não tens tanta actividade como antes ( Lembraste quando me ias buscar de umas festas para outras para fazer o bailarico da noite??? ( Eu tinha jeito para a coisa!!! ).
    Tudo muda, fiquei triste também de ver a tua mais recente história, e de saber dessa batalha que é o dia-a-dia para estares com a pessoa que gostas, como deves entender, não vou tecer comentários sobre a tua família que como sabes também estimo de uma forma especial.
    Eu costumo dizer que por vezes temos que sofrer para subir na vida, dou-te o exemplo da minha mãe que hoje vês e que me trouxe tanta tristeza ao longo dos anos, sendo agora um dos motivos de maior orgulho que tenho na vida, se hoje me sento confortavelmente numa sala com lareira, com ar condicionado, com um bom Lcd, se tenho um bom carro... tudo isso foi uma conquista dolorosa, difícil e penosa.
    Foi uma conquista tantas vezes abalada pela vontade de desistir, mas nunca me conformei, fui sempre um inconformado, hoje deito a cabeça na almofada em paz e feliz, aprendi a enfrentar os problemas de frente e a não contar com ninguém, criei como que uma redoma de vidro que me protege e é através dessa carapaça que sou o que sou, aprendi que procurar o amor não pode ser uma tarefa dada a desistências, aprendi que podemos encontrar a pessoa certa e que ela afinal existe.
    Não gosto deste teu ar revoltado que transmites nas palavras, porque essa não é a tua postura, apesar de nos revoltarmos devemos continuar a retribuir com paz.
    Não sei e espero nunca saber o que é ultrapassar todas essas barreiras que se têm apresentado ao longo da tua vida, e também não gosto de te auto-denominares Deficiente, gosto quando apenas afirmas que és DIFERENTE.
    Lembraste quando te pegava ao colo para subir escadas? E quando tinhas graves problemas de saúde e ficavas prostrado na cama? Alturas existiram em que pensei que ias morrer, mas não, estás ai, a viver melhor ou pior a tua vida.
    Aprendi que a felicidade não é constante e que as agruras da vida se deparam na nossa vida a cada instante e aprendi a lidar com elas.
    Sou um homem realizado, feliz, que por vezes treme com o medo do passado, mas acredito que só se repetem os cromos das colecções...
    Espero muito em breve ser pai, e viver o resto da minha vida rodeado das pessoas que realmente foram importantes para mim na vida.

    ResponderEliminar
  2. sinto muito mas já não aguento nem vejo o que estou a escrever trago uma dor tão grande dentro de mim mas por Deus por que tanto sofrimento?
    quantas provas terás que enfrentar eu sou crente e sei que DEUS nos ajuda mas as vezes parece que as coisas acabam chegando sempre tarde ama ama a tua mãe foi ela que te carregou foi ela que te amou e admiro esse amor tão lindo que lhe dedicas quando poderes vai ler no meu blog assassinada ou dor de mãe ou traição ou violada beijos boa noite

    ResponderEliminar
  3. Ola, eu acredito na força do amor e com certeza o amor resolve e ameniza toda e qualquer dor.
    Por isso AME muito...sua esposa, seus pais, seus amigos,enfim, esqueça todos os ressentimentos passados e prossiga AMANDO...tenho certeza de que o passado se tornará pequeno diante da vida maravilhosa que você construirá AMANDO a tudo e a todos.
    Beijos e Deus o abençõe sempre e AME muito!

    ResponderEliminar
  4. Que grande história de vida...
    Força!!

    ResponderEliminar
  5. Olá José...

    Essa é a primeira vez que passo aqui no seu espaço.
    Gostei do espaço, das matérias importantes que contém nele.

    Incrível a sua luta e superação. Fico feliz que embora o mundo esteja nas condições que está. Ainda existam pessoas com histórias com coisas felizes/apesar das tristezas - pra contar.

    Grande Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Olá, meu amigo!!!
    Vejo que a sua luta foi árdua até aqui, mas a sua força de vontade, foi o que mais me encantou. Em seu depoimento, falou-nos das quedas, mas o que mais me emocionou, foi a garra e determinação, com as quais se levantava. Sua vida foi uma grande vitória, um grande exemplo de luta. Sei que a luta continua, mas não tenho dúvidas do seu poder de fogo.
    Tive uma vida de sérias lutas também e hoje, quando olho para trás, sinto que tantas dores e sofrimento, serviram para deixar-me mais forte, com maior capacidade para romper os obstáculos. É assim que somos, meu querido. Se nos batem a porta na cara, damos a volta e entramos pelos fundos. Se tentam nos reduzir, aí é que crescemos mais. Contudo, não pode esquecer da família. Se pensa que ainda não és o orgulho da sua família, continue lutando até conseguir. Ninguém poderá contrariá-lo em seu desejo de ter uma companheira. Seria cruel, pedir isso a qualquer ser humano. Seu pai, logo compreenderá e desejo do fundo da minha alma que passe a apoiá-lo ao longo dessa luta. Quando um ser se faz cego, o tempo é o melhor remédio para a cura e quando ele entender que assim não está direito, é quando acontece o grande milagre. O milagre do amor.

    Um abraço apertado no coração!!!

    ResponderEliminar
  7. Puxam,que linda e forte histporia de vida e superação e garra! Gostei de te conhecer, José!um abração,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  8. José, que linda história de vida.
    Você sempre teve garra e determinação pelo que tenho lido em suas postagens, tenho certeza que a vitória será dada a você, creia nisso!
    Me encanta tudo que escreves...
    Já pensou em escrever um livro?
    Se já pensou deveria amadurecer a idéia...
    Se não pensou ainda, deveria pensar com carinho pois escreves com o coração e com a alma.
    Amo tudo que leio por aqui...
    Você está de parabéns!
    Receba o meu carinhoso abraço!
    Um beijo grande!!!

    ResponderEliminar
  9. Olá José, muito obrigada por visitar o meu blog. Estou retribuindo a visita e fiz o que me pediu. Li sua história de vida, ou melhor dizendo, lição de vida. Nada nessa vida é fácil mesmo...
    Sobre o desentendimento familiar, não tem coisa mais triste, mas ao mesmo tempo, mais comum. Mas espera, com o tempo, o amor e o perdão podem resolver esse problema.
    Um abração!

    ResponderEliminar
  10. José:
    Você como uma pessoa tão lutadora, creio não vai se deixar vencer por mais esse momento doloroso em sua vida.
    Creia, que Deus é maior que o egoísmo humano.
    Nada, nem ninguém, conseguirá tirar de você a vontade de viver e amar.
    A recompensa virá.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Olá José,
    Muito obrigada por ter visitado meu blog e por teres a intenção de segui-lo. Gostei do teu blog também e passarei a ser seguidora. Realmente uma triste história de vida a tua, mas também é uma história de superação e sei que vc terá forças para superar mais essas dificuldades, pois pelo que vi vc é uma pessoa realmente forte e determinada. Que Deus te abençoe e te guarde, e conceda o desejo do teu coração. Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Lamento que a sua história contenha tanta dor, amigo José, mas vc merece um louvor por todas as conquistas que conseguiu fazer! E vai concerteza fazer ainda...
    Obrigada pela visita no meu canto. Fiquei também sua seguidora...
    Beijos carinhosos!

    ResponderEliminar
  13. José
    Estou retribuindo a sua visita, e já li alguns dos seus post's
    E a sua força e superacção para lidar com as dificuldades.
    Num local onde as pessoas procuram, e usam (algumas vezes) a deficiência como "coitadinha", você procurou formação e empenho para a via profissional, e isso devia ser valorizado...
    um abraço

    ResponderEliminar
  14. Caro amigo,
    Sua luta tem especificidades duras, porém gostaria de lembrar com você uma grande verdade:
    - Deus o formou e o conhece desde o ventre de sua mãe. Sabe lembro-me do salmo 139, gostaria que vc o lê-se e meditasse. Reitero, Deus conhece cada célula de seu corpo, cada peculiaridade, e tem um propósito em sua vida e através dela, exatamente assim como vc é. Um abraço, grande guerreiro!

    ResponderEliminar