2010/02/22

Madre Teresa de Calcutá e Dª Guilhermina do Curraldarva

Penso que todos os habitantes, com mais de 50 anos, de Laborins e não só, se devem lembrar de uma senhora chamada Guilhermina e que morava em Curraldarva-Laborins. Para mim, ainda hoje, quando passo junto da sua casinha, e que fora mandada reconstruir pelo seu filho Amândio que bem conhecia nos anos 50, relembra-me daquela senhora, que no meu entender ela foi, para os Laborinenses, uma «Madre Teresa de Calcutá». Recordo-me muito bem que era ela quem nos dava as injecções e nos administrava toda a medicação. Também, quando havia alguém em casa doente e se deslocava a essa casa o Dr. Pimentel, já ela lá estava junto do paciente a prestar-lhe auxílio. Socorria toda a gente nos arredores de Laborins de uma forma gratuita, e com amor ao próximo. Tenho um grande apreço e estima pela Dona Guilhermina que infelizmente, já á uns anos, não se encontra entre nós. Mas, tal como dizia, quando passo em frente aquela que era a sua casa recordo-me do tanto bem que nos fazia, o quanto foi prestável aquela população, por isso, na minha opinião, os responsáveis pela junta de freguesia de São Pedro de Alva, deveriam ter tido o cuidado de, já não digo erguer-lhe uma estátua, mas terem dado o nome aquela rua “Rua Guilhermina do Curraldarva”. Acho que o povo presente, e o vindouro, não deve esquecer essa que era a Madre Guilhermina dos Laborinenses. E se pensarmos bem, se o Presidente da Republica, Dr. José de Almeida, mereceu uma estátua em São Pedro de Alva, ela, que fez muito pela população, merecia muito mais.
Peço por isso aos meus compatriotas que reconheçam isto e com a carolice que sempre existiu nos Laborinenses se dignem em, já não digo erguer uma estátua, mas colocar uma placa com o nome dela naquela rua, seria um acto louvável.

2 comentários:

  1. que madre foi esta, pelo que fez,..,-., merece

    ResponderEliminar
  2. Deus levanta pessoas nos lugares mais improvaveis para alcançar o necessitado.
    Faça me uma visita!!
    http://zionnation.blogspot.com/

    ResponderEliminar